domingo, 14 de agosto de 2016

Dioscorea quinqueloba e Nefrite - PLANFAVI n.38 abril/junho 2016

Dioscorea é um gênero com cerca de 600 espécies de plantas, distribuídas principalmente nas regiões tropicais e subtropicais, sendo amplamente utilizadas em países orientais para o tratamento de aterosclerose, infarto do miocárdio e asma. No Brasil, diferentes nomes são dados a algumas espécies do gênero Dioscorea (Dioscoreaceae) como "inhame" no Nordeste e no Sul e "cará" no Sudeste.

Um homem com 52 anos de idade foi admitido com erupção cutânea e sensação de queimadura após ter ingerido um extrato obtido da raiz de Dioscorea quinqueloba. No dia seguinte à ingestão, o paciente apresentou náuseas, vômito e diarreia. Ele tinha histórico de hipertireoidismo e fazia uso de 5mg de metimazol uma vez ao dia.

Testes laboratoriais revelaram eosinofilia e níveis elevados de IgE; além disso, por meio de biópsia foi diagnosticada nefrite intersticial aguda, caracterizada pela infiltração de células inflamatórias no interstício renal como eosinófilos, linfócitos e neutrófilos. O exame de urina detectou elevada excreção de sódio e proteínas, além da presença de sangue. 

Com a interrupção da ingestão do extrato, a função renal foi progressivamente recuperada e o paciente foi dispensado quando os níveis de creatinina foram reduzidos de 2,7mg/dL para 1,1mg/dL. Este é o primeiro relato de caso, comprovado através da biópsia, de nefrite intersticial aguda provocada pela ingestão de Dioscorea quinqueloba

Kim, H Y e col. Acute interstitial nephritis induced by Dioscorea quinqueloba. BMC Nephrology 15:143, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário