terça-feira, 19 de setembro de 2017

Fatores antinutricionais: oxalato de cálcio

Os vegetais, assim como os seres vivos, possuem em seu metabolismo, reações relacionadas à produção de substâncias para o seu desenvolvimento e também para a sua defesa contra estresse, como, por exemplo, ataque de pragas.

Dentre as substâncias com o objetivo de proteção, estão muitas que atuam contra insetos, fungos e vírus, tornando a planta impalatável, inclusive, para o ser humano. Como exemplo, o oxalato de cálcio, composto bioativo presente em várias espécies.

O que o oxalato de cálcio causa no organismo...
Os cristais de oxalato de cálcio (Figura 1) presente em vegetais podem ser dos tipos drusas, ráfides, areias cristalinas e monocristais. Sua principal função nos vegetais é a defesa contra predadores. Produtos químicos, como os agrotóxicos, também contém esses cristais.
 
No ser humano, o consumo excessivo pode causar efeitos tóxicos, até mesmo letais, e acarretar diversas doenças, como, por exemplo, cálculo renal e litíase urinária. A formação dos cálculos é considerado um processo multifatorial, o qual provoca aumento dos promotores da formação e uma diminuição dos inibidores endógenos.
 
Quando o oxalato de cálcio é absorvido pelo organismo, a substância sofre distúrbios metabólicos, ou seja, ela não é metabolizado pelo organismo humano, e sim excretado pela pouca solubilidade na urina, alterando seu pH. .

É obrigação do Nutricionista orientar e alertar o paciente contra os riscos na opção de tratamento terapêutico e resultados adversos, principalmente aos pacientes com redução na atividade renal ou hepática.
Referência consultada:
Ocorrência de cristais em plantas medicinais utilizadas no tratamento da nefrolitíase: paradoxo?
Autoria: Juhan Augusto Scardelato, Victor Hugo Pella Legramandi, Luis Vitor Silva do Sacramento
http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/viewFile/2455/1398

Figura 1. Cristais de oxalato de cálcio
https://www.um.es/molecula/sales07.htm

Texto: Andreya Carolinne Alipio De Oliveira - acadêmica de Nutrição - UNITAU
Coordenador: Prof. Marcos Roberto Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário