sexta-feira, 15 de junho de 2018

Alerta: As garras-do-diabo adulteradas. Boletim PLANFAVI, n. 45, jan/mar 2018

Harpagophytum procumbens (Burch.) DC. (Pedaliaceae) é uma importante planta medicinal tradicional nativa da região do Kalahari (sul da África).

Os frutos possuem longas e numerosas projeções, com ganchos afiados similares a garras, por isto recebe esse nome popular, garra-do-diabo ou unha-do- diabo. Além disso, o nome científico Harpagophytum tem origem grega (Harpago) e significa garra. 

O uso de H. procumbens é comum entre os povos San e Khoi da África do Sul. Alguns dos usos tradicionais de H. procumbens incluem febre, diabetes, diarreia e doenças do sangue. Os extratos dos tubérculos secundários de H. procumbens são mais conhecidos pelo tratamento de artrite reumatoide degenerativa, osteoartrite, tendinite, inflamação renal, doença cardíaca, dispepsia e perda de apetite. 

Os compostos ativos são denominados harpagosídeos, terpenoides também classificados como iridoides. Duas espécies são conhecidas por garra-dodiabo, H. zeyheri e H. procumbens. No entanto, H. zeyheri tem baixa concentração de harpagosídeos, por isso, muitas vezes, é incluído em matérias-primas e produtos como adulterante. Não só H. zeyheri é utilizado como adulterante em formulações com H. procumbens

As preparações na forma de cápsulas comercializadas na internet, muitas vezes podem estar adulteradas com analgésicos e anti-inflamatórios sintéticos, tais como dexametasona e piroxicam, por exemplo. Tudo no intuito de aumentar a atividade com a chancela de ser um produto natural. Essas podem ser realmente as garras-do-diabo. Fiquem atentos! 

Referências: 

Brasil. Anvisa. RE nº. 5684, de 15 de dezembro de 2009. D.O.U. nº. 233, de 15/12/2009, seção 1, pg. 114. 

Mncwangi et al. 2012. Devil's Claw-a review of the ethnobotany, phytochemistry and biological activity of Harpagophytum procumbens. Journal of Ethnopharmacology, v. 143, p 755-71. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário