sexta-feira, 15 de junho de 2018

Reações adversas no Exterior: Chá verde e insuficiência hepática. Boletim PLANFAVI, n. 45, jan/mar 2018

Um paciente de 16 anos, sexo masculino e de origem hispânica, deu entrada na emergência de um hospital com icterícia acentuada. O paciente havia notado que a sua pele estava amarelada e a urina escurecida 6 dias antes da internação. Ele estava fazendo uma dieta rigorosa e não supervisionada para perda de peso que incluía um produto à base de chá verde (Camellia sinensis) e proteína de soro (whey proteína) e alguns suplementos alimentares há 60 dias.

O exame físico mostrou que o paciente estava ictérico, sendo mais evidente na face e esclera, mas também na região peitoral e extremidades superiores. Estado mental preservado e exame abdominal sem alterações significativas, embora com dificuldade para avaliar o fígado devido ao sobrepeso do paciente. 

Os exames laboratoriais mostraram um aumento das principais enzimas hepáticas (AST,ALT, GGT entre outras) e uma possível insuficiência hepática, enquanto que os exames de imagem revelaram ligeira hepatomegalia. Os vários exames sorológicos, realizados para identificar a possível etiologia da insuficiência hepática, foram negativos; a biópsia, por sua vez, revelou inflamação porta e lobular, acompanhada de eosinofilia e hepatite. Foi detectada degeneração hepática, acompanhada de necrose e interrupção do fluxo biliar (colestase). 

O paciente permaneceu internado por 24 dias para o tratamento e , após a alta, teve um acompanhamento mensal ao longo de seis meses até a completa recuperação. 

Apesar de muitos estudos mostrarem os benefícios do chá verde, que tem uso tradicional em diferentes países, está na composição de diferentes produtos e, de uma forma geral, é considerado seguro, relatos mais recentes tem revelado uma possível ligação entre o consumo elevado de extratos concentrados desta planta e a hepatoxicidade, fato este que não pode ser ignorado e que precisa ser melhor investigado. 

Referências: Patel, SS; Beer, S; Kearney, DL; Phillips,G; Carter, B.A, 2013. Green tea extract: a potential cause of acute liver failure Word Journal of Gastroenterology, v. 19, p. 5174- 5177.

Nenhum comentário:

Postar um comentário