quarta-feira, 14 de março de 2012

Exigências climáticas da horta


Na escolha da área já tem que cumprir uma exigência para as hortaliças, que é escolher um local que bata sol o dia todo. Se não for possível, pelo menos umas seis horas são imprescindíveis para evitar problemas como maior incidência de doenças e menor produção. Muitas vezes, um quintal limitado por dois prédios nas faces oeste e leste já trará risco a saúde da horta.
Entre sombra e água fresca, só esta última é que as hortaliças preferem e nem pensar em cultivá-las embaixo de árvores, pois a falta de sol, além de prejudicar o desenvolvimento favorece doenças e diminui o valor nutricional das plantas. Na hora da colocação das hortaliças, tente planejar de modo que fiquem as mais altas no sul e as mais baixas no norte. Quem observar sua horta deverá perceber que, no sul encontram-se as hortaliças mais altas, decrescendo até o norte.
Nos Estados Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o recipiente ou o terreno da produção deve estar localizado para a face norte, já que oferece mais luz e mais calor.
O vento deve ser evitado pois, entre outros problemas, aumenta a evaporação de água, fazendo com que se gaste mais com irrigação; dissemina fungos, bactérias e vírus, aumentando a incidência de doenças; provoca injúrias nas plantas; dificulta a polinização e facilita a comunicação entre insetos pragas.
Se na horta ventar muito e principalmente no lado sul, faça uma cerca viva que pode ser com plantas ornamentais tais como azaléia, hortênsia, primavera, roseira arbustiva, malvavisco e lanterninha japonesa. Se o terreno for plano, algumas pesquisas concluíram que a proteção é cerca de 20 vezes a altura da planta utilizada na cerca viva. Por exemplo, se a planta possuir 2,0 m de altura, ela protegerá 40,0 m de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário