segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alimentos podem ser anti-inflamatórios naturais


Os alimentos anti-inflamatórios agem fortalecendo as defesas e equilibrando o organismo, ou seja, aumentam a imunidade. O controle da inflamação é feito pelo corpo através de hormônios que a intensificam ou a diminuem, a fim de permitir que o processo inflamatório ocorra quando realmente seja necessário, tanto para reparar uma lesão como proteger contra uma infecção. Os alimentos têm efeito importante nos níveis dos hormônios, podendo ativar ou inibir a ação inflamatória. 

O tomate é rico em licopeno, substância responsável pela coloração vermelha, que possui ação antioxidante e está presente também em outras frutas vermelhas, como melancia, goiaba e mamão papaia. O tomate cru tem alto teor de vitaminas A, B e C. O efeito antioxidante do licopeno reduz a presença de radicais livres, protegendo as células da oxidação. Estudos demonstraram que alimentos contendo licopeno reduzem o risco de câncer intestinal, estomacal, da bexiga, do colo uterino, da pele e dos pulmões. O licopeno também previne o surgimento de doenças cardiovasculares, em especial aterosclerose, reduzindo o risco de infarto. Já os ácidos graxos ômega 3 são encontrados no azeite de oliva extra virgem, óleo de milho ou girassol, soja, sementes de girassol, gergelim, castanhas, nozes e peixes de águas frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta). 

No organismo, estes ácidos são convertidos em substâncias semelhantes aos hormônios, que reduzem inflamações. Os ácidos graxos ômega 3 diminuem o processo inflamatório. Chá verde, alho, aveia, cebola, crucíferas (brócolis, couve-flor e repolho), semente de linhaça, soja, tomate e uva são alimentos com substâncias bioativas, que têm ação na modulação do processo inflamatório e são antioxidantes. Os alimentos antioxidantes têm o poder de evitar lesões. A cenoura é uma das melhores fontes de betacaroteno. Pode ser convertido em vitamina A, vitamina C e ferro. Fortalece o sistema imunológico. A cebola é rica em quercetina (especialmente as roxas), um poderoso antioxidante, um anticancerígeno chamado alicina, vitaminas A e C e cálcio. A cebola tem o poder de ajudar na regulação da pressão e circulação sanguíneas, tem efeito anticoagulante e aumenta o bom colesterol (HDL), que protege o coração. A maçã é fonte de fibras solúveis que auxiliam no controle glicêmico, cálcio, flavonoides, pectina (que auxilia o funcionamento do intestino) e quercetina, um bioflavonoides com propriedades anti-inflamatórias, além de proteger o coração, possuir atividade anticâncer, anti-úlcera, antialérgica, e ajudar na diminuição do risco de desenvolver catarata. A combinação dos fitoquímicos presentes na casca e polpa da maçã é responsável por suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas. A ingestão regular de maçã também ajuda a reduzir as taxas do colesterol prejudicial (LDL) ao organismo, prevenindo problemas cardíacos.

2 comentários:

  1. ótima matéria! Gostaria de ver matéria sobre a semente de CHIA.
    Obrigada!
    Debora Mota
    BH/MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Debora!
      Boa ideia, e vou analisar uns artigos e faço um resumo do que concluir.
      Obrigado

      Excluir