quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fitoterapia na veterinária - IV

Mais um ótimo trabalho sobre tratamentos naturais.

Parabéns para a Médica Veterinária Claudia R. Vieira Rocha, e para os acadêmicos Camila Parastchuk, Fernanda Tureck, Giovanna Gavazzoni, Heron de Mattos e Vinicius Laibida.

Agradecemos por fornecer informações sobre tratamentos naturais em animais.

Destaque também para a Uniguaçu, por possibilitar essa qualidade de pesquisa.

Texto do banner:

Introdução
Os cães, assim como os humanos, podem sofrer de estresse. Nos animais, pode ocasionar queda do sistema imunológico e levar a patologias. Estresse é uma alteração do organismo para adaptar-se à uma situação nova ou  mudanças, de um modo geral. Sob condições desfavoráveis como viagens, mudanças no ambiente, introdução de um novo animal ou criança na casa, morte na família, ausência dos donos; os cães podem reagir a estas mudanças, manifestando desordens fisiológicas ou comportamentais. Tratamentos com Terapias Complementares vem apresentando resultados favoráveis em distúrbios comportamentais. No caso optou-se por tratar com Aromaterapia e Musicoterapia, por não apresentar nenhum efeito colateral no animal. Ambas as técnicas vão trabalhar o estado emocional do paciente , recuperando o equilíbrio. A Aromaterapia com seus  óleos essenciais, proporciona através do  olfato uma ação terapêutica de relaxamento ,influenciando sutilmente corpo, mente e emoções, que em sinergismo com a Musicoterapia  através de músicas clássicas como Mozart aumenta o poder de tranquilidade e bem-estar.

Objetivos
Reduzir o estresse do animal, restaurando o  equilíbrio
Recuperar qualidade de vida do animal.
Melhorar condições do comportamento , visando proporcionar bem-estar ao cão e a família.

Métodos
No início do mês de abril de 2012, realizou-se um estudo no município de União da Vitória-Pr,  em um canino,da raça yorkshire, macho, 4 anos de idade, chamado Cookie, o qual apresentou um quadro de estresse pelo fato de viver em apartamento.Optou-se por tentar um tratamento com Terapias Complementares por ser menos agressivo ao animal.. Foi prescrito a aplicação de  uma gota de óleo essencial de lavanda (Lavandula angustifolia) na região da nuca do animal, o paciente não reagiu bem .     Houve então mudança no protocolo para uma gota do mesmo óleo essencial na cama do animal, onde ocorreu um resultado positivo. Prescreveu-se  também no mesmo tratamento o óleo essencial de camomila romana (Anthemis nobilis) via oral, diluindo-se uma gota do óleo essencial em  dois litros de água ao qual o animal ingeria a vontade..O tratamento com Musicoterapia foi realizado com  músicas clássicas, as  sessões eram feitas diariamente no período de 40 a 60 minutos.

Análise
Em uma primeira tentativa o animal apresentou um certo desconforto, após a mudança no protocolo,  houve uma resposta positiva.

Conclusões
Concluímos com o presente trabalho que tratamentos com Terapias Complementares apresentam respostas satisfatórias em distúrbios de comportamento. Havendo um sinergismo de técnicas: Aromaterapia e Musicoterapia, o resultado se apresenta ainda mais positivo. É de suma importância um Médico Veterinário especialista atuando no tratamento, para se necessário intervir com mudanças de protocolo.



Um comentário:

  1. Parabéns pelos Trabalhos, em especial a professora Claudia por nós ensinar, repassar seu amplo conhecimento e proporcionar o conhecimento de novas terapias complementares que vem se destacando em Medicina Veterinária.

    ResponderExcluir