sexta-feira, 1 de junho de 2012

Alimentação natural das aves de companhia

Texto da colega e colaboradora, e que sabe muito sobre fitoterapia em animais, do blog Médica Veterinária Carolina Granconato de Abreu

Cada vez mais, as pessoas têm procurado as aves como animais de estimação, principalmente as domesticadas, isto é, aquelas mansas, com as quais eles podem interagir melhor, como fazem com os cães e os gatos. Mesmo com o hábito, que ocorre há séculos, do homem prender pássaros em gaiolas, devido ao seu belo canto ou aparência, muitas espécies apresentaram e ainda apresentam, o risco de extinção ou tiveram a sua população reduzida drasticamente.


Com a conscientização ambiental e a fiscalização mais rigorosa, os riscos de extinção tendem a diminuir. Apesar de muitos pássaros ainda serem vítimas, algumas pessoas vêem na introdução das aves legalmente comercializadas, uma alternativa para decair essa crueldade com a fauna brasileira

A domesticação de periquitos, agapornis, loris, ring necks, dentre outros, e principalmente calopsitas, é a alternativa para os animais da fauna brasileira serem menos perseguidos. Estes pássaros exóticos têm baixa adaptabilidade ambiental nas condições do nosso país se estiverem em vida livre e, portanto, nunca se tornarão uma ameaça às nossas espécies. Além disso, com a facilidade de amansá-las, de reproduzi-las e a boa interação que conseguimos com eles, os papagaios, maritacas e araras ficam mais protegidos do tráfico. Infelizmente, o tráfico de animais, não só de aves, ainda é grande no Brasil, mas devemos lutar para conscientizar as pessoas sobre a proteção das nossas espécies e levar uma alternativa dentro da lei aos amadores de aves.

Então vamos a parte boa da conversa! Ao adquirir uma ave, como eu disse, pelos hábitos antigos, temos o costume de pensar que passarinho come semente e fruta, ou só semente e então iniciamos errado a nossa amizade com eles. Além de todo cuidado com o manejo ambiental, devemos levar a mesma consideração quando nos deparamos com o manejo nutricional.

As sementes de painço, alpiste, níger ou girassol, contém alto teor de lipídios, gorduras, e, portanto, são muito saborosas, o que explica a aceitação pelas aves, que possuem ótimo paladar e visão. No entanto, em termos de proteínas, vitaminas e minerais, esses grãos são pobres para o metabolismo do pássaro. Além disso, uma ave de cativeiro não gasta a mesma quantidade de energia que uma ave de vida livre, então ela tenderá a engordar se a base da alimentação forem as sementes.

Algumas pessoas podem alegar que oferecem muitas frutas às suas aves, o que “compensaria” o fornecimento das sementes. Mas, infelizmente não! “Quando se tem batata frita, quem vai querer alface?” Compare uma criança nesta situação! A sua calopsita não sabe que o girassol faz mal, portanto, só vai comer as frutas quando estiver satisfeita das sementes.

Então, o que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida das nossas aves de companhia? Já existem no mercado marcas de rações em pellets com nutrientes balanceados para cada tipo de ave. Procure marcas de rações Super Premium, pois elas não têm corantes e tem nutrientes com alto valor biológico. Além disso, ofereça frutas diversas às aves, mas cuidado com o abacate argentino, pois ele é tóxico para elas; na dúvida, não ofereça nenhum abacate. Legumes e verduras (de folhas verde escuras) também são bem vindos. Ovo cozido com casca cai bem uma vez por semana. Também não esqueça de fazer uma troca gradativa das sementes para a ração, em torno de 3 a 6 meses de adaptação.

No próximo texto, mais dicas de como garantir saúde quanto à alimentação de sua ave de companhia e qualquer dúvida, consulte o médico veterinário.


Dicas de alimentação



Manejo Nutricional e Ambiental de Aves

Nutrição:
1. Frutas: mamão, banana, maçã, pêra, melão, uva, amora, ameixa, tomate ... (exceto abacate!). Oferecer todos os dias.
2. Legumes e verduras (cru ou cozido): cenoura, vagem, escarola, almeirão, couve, catalônia, (todas de folha verde escura, exceto espinafre e alface!) Oferecer todos os dias!
3. Grãos e sementes: cozidos sem tempero: grão-de-bico, ervilha, feijão, girassol... Oferecer 1 x por semana em pequena quantidade!
4. Ovo cozido com casca: Oferecer 1x por semana!

Ração Nutrópica ou Megazôo à vontade!!
Ambiente:
1. Colocar cascas de coco, pinhas bem lavadas e secas, galhos de árvores, palitos de sorvete, corda de sisal, rolinhos de papel higiênico... Não coloque barbantes ou linhas, jornal (que tenha contato), prefira papel pardo!
2. Banhos à vontade (não deixar de noite ou épocas frias)
3. Banhos de sol: pela manhã ou tarde, no mínimo 20 minutos diários.
4. Cuidado com correntes de vento e poeira; calor excessivo e muito barulho!!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, mencionaram dois problemas importantes, o tráfico de animais silvestres e alimentação para pássaros domésticos.
    É importante conhecer os hábitos alimentar do animal antes de adquirir, esse texto ajudará muito, a quem está pensando em levar para casa, um amiguinho!
    Quanto ao tráfico deixo um vídeo de conscientização!

    http://youtu.be/bTCu97sTr1Q

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Grace!!

    Temos que lutar contra este grande problema do Brasil conscientizando a população. E também, como médica veterinária, considero fundamental explicar sobre o manejo aos proprietários garantindo bem-estar às nossas amadas aves de companhia!!

    ResponderExcluir