quinta-feira, 7 de junho de 2012

Fitoterapia na veterinária - V


Mais um presente para o blog. Parabéns para a colega Claudia, para seus acadêmicos e para a UNIGUAÇU!

Óleos essenciais e acupuntura

Acadêmicos: Aline Ap. Moura Dallazen, João Luiz Zardo Pegoraro, Jonas Nalon, Orlei Oscar Pedron. Orientador: Claudia R. Vieira Rocha – Médica Veterinária.

Introdução
Atualmente, os proprietários estão mais esclarecidos quanto às novas terapias complementares oferecidas por médicos veterinários especialistas. As Terapias Complementares se manifestam na adoção de medidas preventivas para a manutenção da saúde e na regulação da capacidade espontânea da autocura. A Medicina Biológica utiliza técnicas terapêuticas direcionadas para a preservação da vida, as quais são classificadas de acordo com as suas possibilidades, isto é, como sendo terapias substitutivas, regulatórias e preventivas.
A Acupuntura é o principal método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa, e chegou ao Brasil ainda nos anos 70, mas somente em 1995 foi reconhecida oficialmente como especialidade medico veterinária.
A sessão de Acupuntura consiste no estímulo de determinados pontos do corpo chamados acupontos. Através da inserção de agulhas, pode-se realizar aplicação de calor e técnicas de manipulação, eletroestimulação, injeção de medicamentos nos pontos e do uso de raio laser.
A Aromaterapia por meio dos óleos essenciais, já é muito utilizada na medicina humana e já é considerada  complementar em qualquer tipo de tratamento dentro da medicina veterinária. A lavanda (Lavandula angustifolia) possui propriedades calmantes, e o tea tree (Melalleuca alternifolia) é utilizado como anti-séptico e antibiótico natural.

Material e métodos
Canino, 7 anos, srd, chamado Mancha, apresentando paresia de membro posterior direito, com lesão na pele sem causa definida. O animal não apoiava o membro afetado, causando perda da musculatura local, desvio do eixo de gravidade da coluna  espinhal, hipertrofia da musculatura do membro contralateral a lesão e inapetência.  Apresentava sinais de dor.
Optou-se pela técnica de acupuntura com moxibustão (Artemisia vulgaris) para alívio da dor e Aromaterapia, com óleos essenciais de lavanda (Lavandula angustifolia) e tea tree (Melalleuca alternifolia) . O tratamento teve início em 13-03-2012.
 Lavandula angustifolia: foi feita uma massagem para acalmar o animal.
 Melalleuca alternifolia: sobre o ferimento, com ação anti-séptica.
Os pontos de acupuntura estimulados foram: E - 36 (estômago), VB - 29 (vesícula biliar), VB - 30 (vesícula biliar), B - 54 (bexiga), Ba Feng - (entre coxins plantares).

Resultados
O animal apresentou melhora significativa após o uso dos óleos e as sessões de acupuntura com moxa. Voltou a se alimentar no dia seguinte do início do tratamento e conseguiu apoiar o membro na terceira sessão. Foram realizadas seis sessões.

Conclusões
A medicina complementar é formada por práticas terapêuticas não integrantes do sistema médico convencional alopático. Tais práticas não pretendem excluir o uso de medicamentos e de terapias convencionais, mas conseguem reduzir o uso frequente de medicamentos como: antidepressivos, ansiolíticos, antibióticos, anti-inflamatórios esteroides, quimioterápicos e drogas supressoras, além da eutanásia.
O enfoque principal das Terapias Complementares é proporcionar maior bem-estar e qualidade de vida, e não apresentar efeitos colaterais indesejados. Somente o Médico Veterinário especialista nessas terapias complementares poderá prescrever e medicar seu paciente de forma a não ocasionar danos ou falta de resposta ao tratamento.

Referências
http://www.bichointegral.vet.br/biblioteca/20-camv/87-terapias-complementares-usadas-na-medicina-.html
Silva, Adão Roberto. Tudo sobre Aromaterapia, 2° ed. 2001, Editora Roca.
Maciocia, Giovani. Os Fundamentos da Medicina Chinesa, 2° ed. 2007, Editora Roca.|

3 comentários:

  1. Querido Furlan, parabéns pelo blog e a quantidade de matérias importante que tem postado o que reflete no grande número de acesso. Parabéns pois sua dedicação e amor contribui muito com a divulgação das plantas medicinais no mundo. Abs

    ResponderExcluir
  2. MV Claudia R. Vieira Rocha Coeli10 de junho de 2012 às 18:07

    Obrigado Prof Furlan pela credibilidade dada aos trabalhos dos meus alunos, e principalmente por acreditar e lutar por uma melhor qualidade de vida a todos os SERES.
    O meu Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço ter colegas como vocês. Parabéns para o trabalho de ambas!

    ResponderExcluir