quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Minas Gerais: O IPPUB é parceiro da saúde


O  Instituto de Pesquisa e Política Urbana de Betim - IPPUB é parceiro e participa do grupo de gestão do Programa Fitoterápico Farmácia Viva, que tem como objetivo implantar a fitoterapia como uma nova opção terapêutica no SUS-Betim.

A unidade de Betim é conhecida nacionalmente como referência em prestação de serviço público e experiência exitosa em serviços de fitoterapia, que já são usados pelos usuários do Sistema de Saúde do nosso município.

Em junho de 2012 a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde habilitou o projeto: Arranjo Produtivo Local em Betim que consiste em desenvolver a produção de plantas medicinais por agricultores familiares, urbanos e periurbanos, para a manipulação dos fitoterápicos.

O projeto é uma ação transformadora na saúde, uma vez que estimula o desenvolvimento sócioeconômico pela venda do excedente da produção e resgate do conhecimento do uso racional das plantas medicinais.

A função do IPPUB é contribuir com o mapeamento e o georreferenciamento das áreas de cultivo de plantas medicinais no município, para criar um banco de dados com as espécies produzidas.

Esse programa, além de ser uma ação educativa, pois reconhece e transforma o conhecimento popular em benefício social, fortalece a assistência farmacêutica, já que propicia a fabricação de medicamentos a partir das espécies identificadas e adaptadas no nosso município.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário