terça-feira, 4 de setembro de 2012

Rio de Janeiro: colégio cria horta com pneus velhos em Nova Iguaçu

Com pneus velhos e um pouco de dedicação, o Colégio Estadual Professora Maria Raunheitti, no Jardim Esplanada, em Nova Iguaçu, desenvolve o projeto Sustentabilidade na Escola.

Uma horta e um jardim são construídos aproveitando material que demora a se decompor. Em 2010, foi feita uma gincana envolvendo as turmas de Ensino Fundamental e Médio para a coleta de mudas de árvores e plantas decorativas. Os resultados incentivaram a continuidade do trabalho.

A diretora do colégio, Rosana Guimarães, reconhece a importância de envolver os alunos em um projeto que melhore não apenas o lugar, mas todo o meio ambiente. “Ele possibilita aliar ações de reaproveitamento ambiental, coleta de lixo, ecologia e prevenção de doenças em uma única ação”, afirma.

Rosana garante que aproveita a colheita na escola. “Hoje, o que é colhido na horta vai para a cozinha e complementa a merenda escolar. Temperos, alface, pimentão e outras verduras vão para o prato dos alunos”, confessa.

O colégio aderiu também ao plantio de mudas de árvores da Mata Atlântica. Durante as aulas de Biologia, os professores usam as espécies Pau-Brasil, Cedro e Mogno, além das frutíferas, para atrair os pássaros.



Data: 02.09.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário