sexta-feira, 7 de setembro de 2012

São Paulo: Em Catanduva, Centro de Educação Ambiental abre jardim sensorial à comunidade


O Centro de Educação Ambiental (CEA) possui um jardim sensorial – com plantas medicinais – aberto para o conhecimento de toda a população. São dezenas de espécies utilizadas para trabalhar com os cinco sentidos das pessoas, que podem ainda conhecer sobre os benefícios medicinais de cada planta.

De acordo com a educadora ambiental Daiane Ciccone Cesarino, responsável pelo CEA, o trabalho é desenvolvido principalmente para alunos das escolas municipais, com as visitas monitoradas.

No entanto, o local está aberto a todos que têm interesse em conhecer mais sobre plantas. Ao trabalhar com os cinco sentidos, o interessado pode, por exemplo, sentir o cheiro da erva-cidreira, sentir o gosto da hortelã e manusear o bálsamo.

“No jardim, pedimos para que as crianças ou adultos façam alguns minutos de silêncio para ouvir o canto dos pássaros e estar mais próximos da natureza”, informa.

Além das plantas disponíveis no jardim sensorial, outras deverão ser plantadas em breve. “Queremos expandir o jardim, para que a comunidade conheça muito mais sobre as ervas e plantas”, afirma.

Em cada vaso do jardim, está fixada uma placa com o nome popular e científico da espécie, além dos efeitos medicinais que elas possuem. A Lençol-de-Santa Bárbara, por exemplo, é considerada diurética, antiepilética, antipirética e é usada contra doenças do fígado, inchaços e inflamações das pernas, erisipela e filariose.

Serviço

O Centro de Educação Ambiental, localizado no Zoológico Municipal de Catanduva, fica aberto de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. A entrada é pela rua Três de Maio.

Data: 04.09.2012
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário