sábado, 8 de setembro de 2012

Florais de Bach e Aromaterapia em distúrbios comportamentais de cães

Mais uma pesquisa inédita da UNIGUAÇU.
Parabéns aos colegas

Acadêmico(s): Cleiso Cella, Guilherme Gostinhak Azambuja,
Mariane Ghedin Rodrigues, Raull Homero Mendes Dellê.
Orientadora: Claudia R. Vieira Rocha Coeli – Médica Veterinária.

INTRODUÇÃO
Atualmente a forma de se tratar os animais, principalmente cães e gatos modificou-se muito, pois, são muitas vezes criados como membros da família em que vivem, sendo submetidos a viver em ambientes fechados e em  espaços restritos, além de conviver somente com pessoas e muitas vezes passando o dia sozinhos. Por este motivo os animais estão apresentando problemas de comportamento, principalmente emocionais, como, por exemplo, estresse.   Proprietários de pequenos animais estão buscando técnicas para amenizar o problema. As Terapias Complementares vêm atuando com sucesso em tratamentos de comportamento pelo fato de não apresentarem efeitos colaterais e ao mesmo tempo apresentarem resultados satisfatórios.
No presente trabalho optou-se por utilizar  a terapia com florais de Bach, que atua sobre o estado emocional dos animais, buscando o retorno do equilíbrio perdido. Os florais harmonizam e equilibram a personalidade, reagindo contra o estado de ânimo negativo como: irritação, medo, ansiedade, depressão e raiva. Também se utilizou Aromaterapia associada à massagem, apresentando duplo efeito benéfico. A massagem estimula à circulação venosa e linfática e alivia os pontos de tensão. Os aromas chegam ao sistema nervoso através do olfato provocando sensações de bem estar e fazendo com que seus efeitos relaxantes e estimulantes atuem sobre todo o corpo.

OBJETIVOS
Restaurar o equilíbrio do animal
Melhorar o comportamento do animal com os membros da família
Utilização de Terapia Complementares

MÉTODOS
Realizou-se um trabalho com um canino, macho, chamado Slow, da raça Lhasa Apso, de cinco anos. O cão apresentava um comportamento agressivo com a própria dona e com outros cães da família, ficando estressado rapidamente ao contato, o que dificultava a convivência dos membros da família. O tratamento teve inicio no dia 12 de março de 2012, e foi realizado na residência do animal em questão. O animal foi submetido a sessões de massagem duas vezes por semana com óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia), e aplicação de uma gota do mesmo óleo essencial na cama do animal diariamente. Em sinergismo com a técnica anterior foi prescrito florais de Bach; com Rescue Remedy para atuar no emocional e restaurar o equilíbrio do animal. O Floral era administrado via oral,10 gotas 4 vezes ao dia. No dia 11 de maio de 2012, optou-se por parar o tratamento, sendo  63 dias de tratamento.

ANÁLISE
O paciente, atualmente, tem demonstrado um comportamento calmo, brincalhão, dócil. Sua convivência com outros animais e com a proprietária teve uma grande melhora, o que nos comprovou a total eficácia do tratamento.

CONCLUSÃO
Conclui-se com o presente trabalho, que o tratamento foi eficaz, trazendo o resultado desejado. Atualmente, o Slow se encontra muito mais calmo apresentando melhor convívio com os membros da família e com outros animais.  A proprietária  relatou a diferença no comportamento do animal, demonstrando estar muito satisfeita com o resultado do tratamento realizado. Em relação às Terapias Complementares utilizadas, pode-se afirmar que vale a pena  o tratamento na medicina veterinária, pois restabelece o equilíbrio emocional, trazendo bem estar ao animal e tranquilidade à família.  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A Arte da Aromaterapia. Tisserand, Robert;  ed. Roca; 13° ed.; 1993
Tudo sobre Aromaterapia. Silva, Adão R. ; Ed. Roca; 2° ed.; 2001
Florais para Cães. Pinto, J.; ed. Butterfly; 1°ed.; 2008
Fitoterapia – Conceitos Clínicos. Ferro, D. ; Ed. Atheneu; 1° ed.; 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário