terça-feira, 4 de setembro de 2012

Rio Grande do sul: Cultivo de horta em casa faz bem para o corpo e para a mente

Uma das vantagens em morar em uma região litorânea, é a possibilidade em adquirir terrenos geralmente mais amplos que os encontrados nas grandes cidades. Muitos moradores do Litoral Norte estão aproveitando este espaço para a produção de pequenas hortas em casa, atitude, que faz bem para o corpo e para mente.

De acordo com a nutricionista Anita Viecelli os alimentos colhidos na horta são fundamentais para o organismo. Por terem origem orgânica, esses produtos chegam a ter 2,5 mais nutrientes que as saladas convencionais. Outra vantagem dos alimentos naturais é que eles não contêm organismos geneticamente modificados, agrotóxicos, pesticidas, antibióticos ou hormônios. Anita enfatiza ainda que o consumo de frutas e verduras é indispensável para manter a vida saudável, controlar o peso e prevenir doenças como o câncer, o diabetes, doenças cardíacas entre outras.


O casal aposentado Seres Maria Marx e Manuel Oli Marx contam que cultivam uma horta no pátio de casa, desde que se mudaram para Imbé há três anos. O aposentado destaca que plantar é uma verdadeira terapia, pois além de proporcionar ótimos produtos à ação de mexer na terra ainda ajuda a relaxar. “Adoro plantar, compro algumas mudas prontas, outras eu mesmo faço”, explica.

O casal possui vários canteiros de verduras e frutas, alguns são divididos com garrafas pets, outros separados com quadrinhos de madeira. No quintal dos aposentados é possível encontrar alface, repolho, couve, espinafre, alecrim, morangos, manjericão entre outros produtos.

De acordo com Marx, dois meses após o plantio já é possível colher o alface. O repolho leva cerca de quatro meses para crescer. No entanto, para Seres, os morangos são os preferidos em casa. “A primeira coisa que a minha netinha de quatro anos faz quando vem me visitar é correr até a horta atrás dos moranguinhos, chega a ser bonito de ver”, salienta.

Data: 04.09.2012
Link:

Um comentário:

  1. Este efeito terapêutico no trato com a natureza é bem verdadeiro, estou bem melhor emocionalmente depois que comecei cultivar minhas próprias hortaliças em casa. Realmente é uma ótima terapia.
    Déborah Regina

    ResponderExcluir