sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Demanda por Óleos Essenciais Impulsiona Exploração de Ervas.

Segundo Raquel Brunelli em artigo para o site da Embrapa, o mercado de óleos essenciais para diversos fins vem crescendo e impulsiona a exploração de diversas espécies nativas brasileiras. Os óleos essenciais compreendem uma mistura de substâncias voláteis extraída de plantas. O cultivo orgânico de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e ornamentais é uma alternativa sustentável de geração de renda.

A Embrapa Pantanal está investimento bastante nesse segmento. Espécies aromáticas, normalmente apícolas, como a erva-limão, capim-carona, malva-branca, hortelã-brava, entre outras, estão sendo pesquisadas a respeito da produção e composição de seus óleos essenciais.

Além das pesquisas na unidade da Embrapa Pantanal, ela também oferece diversas ações de transferência de tecnologia para os produtores rurais da região, por meio de oficinas, palestras e dias de campo.

Com esse objetivo que André Furtado Carvalho elaborou o “Livro Ervas e Temperos – Cultivo, Processamento e Receitas e Uso Medicinal” publicado pela AFE – Aprenda Fácil Editora. Segundo ele, a obra trata das plantas condimentares mais conhecidas e adaptadas às condições climáticas do Brasil relacionando o processamento das partes utilizadas e receitas culinárias tradicionais.

Por: Dayene Schiavon de Castro.
Data: 16.11.2012
Link:
http://www.afe.com.br/noticia/7030/demanda-por-oleos-essenciais-impulsiona-exploracao-de-ervas

Nenhum comentário:

Postar um comentário