quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Sobre Mandrágora na Bíblia

Em Gênese 30:14-15, Raquel, esposa de Jacó, negocia a oportunidade de usufruir os direitos conjugais de seu marido por uma noite com sua irmã Lia, em troca de alguns frutos de mandrágoras. Desta relação conturbada nasceu Issacar. Também, numa cena de romântico erotismo do Cântico dos Cânticos, a amada afirma a reciprocidade de seu amor levando seu amante para pernoitar no campo onde "as mandrágoras exalam seu perfume". A tradição colocou este fruto em relação com o nascimento de José.


“Raquel: Ora dá-me as mandrágoras de teu filho.
Lia: E já pouco que hajas tomado o meu marido, tomarás também as mandrágoras de meu filho?
Raquel: Por isso ele se deitará contigo esta noite, pelas Mandrágoras de teu filho”. 

Gênesis, 30:14

“As mandrágoras exalam o seu perfume, e às nossas portas há toda sorte de excelentes frutos, novos e velhos; eu vos reservei ó meu marido”. 

Cantares, 7:13

Referência

MARTINEZ, Sabrina T. ; ALMEIDA; Márcia R.; PINTO, Angelo C. Alucinógenos naturais: um voo da Europa medieval ao Brasil. Quimica Nova, v. 32, n. 9, p. 2501-2507, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário