quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Observatório de Interações Planta-Medicamento - Glossário



Anafilaxia: É uma reação alérgica aguda, generalizada, potencialmente grave e ocasionalmente mortal que se verifica em pessoas que foram previamente sensibilizadas através da exposição a um alergénio e que entram em contacto direto com o mesmo alergénio uma vez mais. Exemplos: medicamentos, picadas de insetos, determinados alimentos e as injeções de imunoterapia alergénica.

Antagonismo: Ação contrária de duas substâncias que tendem a anular reciprocamente os seus efeitos.

Citocromo P 450: (pode ser abreviado para CYP450 ou CYP) Superfamília - extensa e diversificada - de enzimas presentes no nosso organismo (Intestino e fígado). Protagonizam grande parte das reações de biotransformação de fase I.

Citostático: Substância que pode bloquear a divisão celular, por um mecanismo variável, e provocar assim a morte da célula. Os citostáticos são usados no tratamento do cancro.

CYP: ver definição de Citocromo P 450.

CYP450: ver definição de Citocromo P 450.

Enzimas: Substância de natureza proteíca, que ativa uma reação química orgânica.

Farmacocinética: Estuda os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção de fármacos.

Farmacodinâmica: Estuda as ações farmacológicas e os mecanismos pelos quais os fármacos atuam.

Hepatotoxicidade: Dano no fígado causado por substância(s) hepatotóxica(s).

Idiossincrático: Relativo à suscetibilidade particular de um indivíduo, em geral inata, para reagir a determinados fatores físicos ou químicos, e que se manifesta por uma reação que lembra alergia ou anafilaxia.

INR: (abreviatura de "International Normalized Ratio") Quantificação comparada da relação do tempo de protrombina (TP) de um individuo. O INR indica o que teria sido a relação do TP do doente se fosse medido usando o reagente primário de referência internacional da OMS. Usado como um padrão para a monitorização dos efeitos dos anticoagulantes.

Interações farmacocinéticas: são devidas a modificações produzidas por um fármaco desencadeante sobre os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção de um outro fármaco, cujo efeito é modificado.

Interações farmacodinâmicas: são devidas a modificações na resposta do órgão efetor dando origem a fenómenos de sinergia, antagonismo ou potenciação. Estas interações podem-se verificar a nível dos recetores farmacológicos ou a nível de processos moleculares subsequentes à ativação dos recetores.

Intoxicação: Ação exercida por uma substância tóxica (um veneno) no organismo e o conjunto das perturbações daí resultantes. O seu sinónimo popular é envenenamento.

Isoenzima: Cada uma das diferentes formas, separáveis por eletroforese, sob as quais se encontra uma enzima no mesmo organismo.

Polimedicação: Administração de vários medicamentos ao mesmo doente; é mais frequente em idosos.

Sinergia (farmacológica): Associação de um ou mais fármacos para potenciar uma mesma ação.

Tóxico: Que provoca intoxicação no organismo. Que contém veneno.

Xenobiótico: Substância estranha ao organismo vivo; podendo ou não ser tóxica (dependendo da natureza do xenobiótico, repectiva dose, e de fatores inerentes a cada indivíduo).

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário