quinta-feira, 15 de maio de 2014

Secretaria de Saúde incentiva uso de medicamentos naturais em Planaltina

Foto: Divulgação

Farmácia viva do Cerpis orienta, distribui mudas, plantas medicinais e fitoterápicos

BRASÍLIA (11/5/14) – O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde de Planaltina (Cerpis) é pioneiro no tratamento com ervas medicinais no Distrito Federal. A unidade já atendeu pessoas de todo o DF e da Região Metropolitana, nas áreas de homeopatia, acupuntura, terapias comunitárias, automassagem, oficinas integrativas, e na distribuição e manipulação de produtos fitoterápicos.

Na área da fitoterapia, o Cerpis tem uma farmácia viva que orienta e manipula e distribui mudas, plantas medicinais e produtos fitoterápicos gratuitamente para a população. Além dos cinco centros de saúde, nove postos rurais e três Unidades Básicas de Saúde da região podem contar com o serviço.

O Cerpis integra a política de Atenção Primária em Saúde do GDF. Em uma área de 20 mil metros quadrados, ao lado do Hospital Regional de Planaltina, são cultivadas 50 espécies de ervas medicinais e produzidas pomadas, tinturas e xaropes para os moradores de Planaltina.

A professora aposentada Nacy Ribeiro de Castro usa a medicação distribuída no centro e aprova. "Os medicamentos naturais podem curar e prevenir várias doenças. Eu sou testemunha, a minha saúde é ótima", diz.

Segundo o coordenador da Cerpis, Marcos Freire, a intenção é promover cada vez mais o uso de medicamentos naturais e incentivar os pacientes a se livrarem do sedentarismo. "A prática de atividades físicas é um fator importante para a promoção da saúde, ajuda a pessoa a cuidar de si mesma, o que pode diminuir a necessidade de medicamentos e evita inúmeras doenças", afirmou Freire.

ATENDIMENTO DIFERENCIADO – No Centro Fitoterápico, cerca de 30 profissionais atendem a comunidade nas especialidades de homeopatia para adultos e crianças; psicologia, individual e grupo; e terapias comunitárias. Além disso são oferecidos automassagem, tai chi chuan, lian gong, produção de fitoterápicos e oficinas integrativas.

Link:

Um comentário: