16/05/2014
Por Willian Rotta.
O Projeto Mutirão Agroecológico foi criado em novembro de 2011, como uma ação voluntária dos alunos do curso de Biologia. A ideia foi sugerida durante curso de agroecologia para os estudantes. No ano seguinte, tornou-se um projeto de extensão.
O mutirão agroecológico pretende promover o desenvolvimento de práticas agroecológicas para os estudantes do CCB, revitalizar um espaço abandonado e tornar o local um espaço de experimentação e práticas em educação ambiental.
É realizada a manutenção dos canteiros, poda das árvores, limpeza da área, plantio de diferentes espécies, como feijões-guandu, abacaxi, batata-doce, bananeira, árvores nativas, mamão, amora, abóbora, ervas medicinais plantas alimentícias – sem valor comercial. A colheita encerra o mutirão.
As sementes são obtidas por troca, compra e doação (em eventos, por escolas). Os canteiros são mantidos com a própria matéria orgânica do espaço, que são as folhas e galhos, reutilizados para preservar o solo.
Os mutirões acontecem na Horta-floresta no CCB, às terças e sextas, 14h. O evento é aberto à comunidade, com a supervisão das bolsistas Marilia da Nova Storck e Samantha Fontanela.
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário