sexta-feira, 4 de julho de 2014

ONU divulga lista dos 10 principais parasitas encontrados em alimentos

Tênia solium, do porco, vermes encontrados em produtos frescos e protozoário causador da toxoplasmose lideram o ranking; FAO e OMS apoiam criação de medidas globais para controlar e combater parasitas.
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Foi divulgada esta terça-feira uma lista* com os 10 principais parasitas encontrados em alimentos, que devem ser motivo de “preocupação global”, segundo duas agências da ONU.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, e a Organização Mundial da Saúde, OMS, informam que todos os anos, a saúde de milhões de pessoas é afetada por esses parasitas.

Carnes

A contaminação pode prejudicar órgãos e músculos, causando epilepsia, choque anafilático e diarreia. Segundo a FAO, alguns parasitas podem viver no corpo humano por “décadas”.

Lideram o ranking a tênia solium, um verme encontrado na carne de porco, um tipo de parasita e um tipo de solitária encontrados em produtos frescos e o protozoário causador da toxoplasmose, encontrado nas carnes vermelhas e de porco.

Na Europa, mais de 2,5 mil pessoas por ano são infectadas por parasitas encontrados em alimentos. Nos Estados Unidos, a toxoplasmose é líder de doenças e mortes relacionadas à contaminação alimentar.

Medidas

Apesar do alto custo social e dos impactos globais causados pelos parasitas, a FAO e a OMS lamentam que há pouca informação sobre de onde vem, como vivem no corpo humano e que doenças causam.

Como primeiro passo para combater o problema, as agências da ONU estão colaborando na criação de diretrizes internacionais para o controle dos parasitas. As medidas estão sendo criadas pelo Comitê de Higiene Alimentar da FAO.

A especialista da agência, Renata Clarke, declarou que a lista dos 10 principais parasitas oferece uma perspectiva global e não reflete necessariamente os rankings de cada país.

Redução de Riscos

Segundo ela, pelos problemas que causam, esses organismos não estão merecendo a devida atenção. A FAO e a OMS indicam várias maneiras de reduzir o risco de infecção. Para os produtores, é importante observar de perto o uso de fertilizantes orgânicos para garantir sua compostagem apropriada.

A qualidade da água também precisa ser monitorada de perto. O conselho para os consumidores é que cozinhem muito bem qualquer tipo de carne e apenas utilizem água potável para lavar e preparar vegetais.

A FAO espera que os novos padrões ajudem as nações e o comércio global de alimentos a controlar a presença desses parasitas na cadeia alimentar.

*Conheça os 10 principais parasitas e onde são encontrados:

1 – Taenia solium (verme de porco): na carne de porco

2 – Echinococcus granulosus (parasita do cão): em produtos frescos

3 – Echinococcus multilocularis (um tipo de solitária): em produtos frescos

4 – Toxoplasma gondii (protozoário): em carne de pequenos ruminantes, em carne vermelha e de porco

5 – Cryptosporidium spp. (protozoário): em produtos frescos, suco de fruta e leite

6 – Entamoeba histolytica (protozoário): em produtos frescos

7 – Trichinella spiralis (verme do porco): na carne de porco

8 – Opisthorchiidae (platelmintos ou vermes achatados): em peixe de água doce)

9 – Ascaris spp. (lombrigas): em produtos frescos

10 – Trypanosoma cruzi (protozoário causador da Doença de Chagas): em sucos de frutas

EcoDebate, 04/07/2014
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário