terça-feira, 14 de outubro de 2014

Instituto Alana lança a campanha contra a propaganda voltada ao público infantil

Postado por Naíma Saleh - Quarta-feira, 08 de Outubro de 2014 

Fonte: 
http://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2014/10/instituto-alana-lanca-campanha-anunci 

Conforme o dia 12 de outubro se aproxima, a propaganda voltada ao público infantil se multiplica. Foi pensando nisso que o Instituto Alana, uma ONG com vários projetos voltados para a consolidação da infância plena, lançou a campanha #AnunciaPraMim.

A ideia é que pais, cuidadores e educadores se mobilizem e enviem cartas às empresas pedindo que as propagandas parem de se dirigir diretamente às crianças - “por (elas) não terem ainda sua capacidade crítica plenamente desenvolvida” - e sejam elaboradas com foco nos adultos. As mensagens podem ser enviadas por meio do site da campanha. Basta colocar nome, e-mail e escolher a empresa que irá receber a carta. Do lado direito da tela, é possível acompanhar o número de mensagens recebido por cada empresa. “Nosso foco é fazer com que as empresas acordem e assumam uma postura mais ética e responsável no trato com as crianças”, explica Laís Fontenelle, psicóloga do Instituto Alana.

No entanto, a ideia do #AnunciaPraMim pretende ser ainda mais abrangente. O instituto não quer apenas que as empresas parem de produzir anúncios direcionados ao público infantil, o que é proibido por lei, mas que o Dia das Crianças possa ser comemorado de uma forma menos materialista. “Criança não tem que estar ligada em comprar, mas sim em brincar. Por isso, o Dia das Crianças tem que ser comemorado com brincadeiras, trocas e afetos, não só com compras”, explica Laís. Para isso, o Instituto promoverá feiras de trocas de brinquedo, em comemoração ao dia 12 de outubro.

A campanha #AnunciaPraMim tem o apoio de outras organizações, como o Akatu, Idec, Proteste, ACT+, Milc (Movimento Infância Livre de Consumismo), Rebrinc (Rede Brasileira Infância e Consumo), Conectas Direitos Humanos e Intervozes.
Sobre a proibição da publicidade voltada ao público Infantil, sim, fazer propagandas voltadas para crianças é contra a lei. O artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor proíbe toda a publicidade considerada abusiva, ou seja, aquela que pode extrair benefícios da ingenuidade e da falta de discernimento das crianças. Esse artigo ganhou força quando o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) aprovou em março de 2014 uma resolução que condena toda publicidade dirigida a crianças menores de 12 anos.

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