terça-feira, 14 de outubro de 2014

Tese sobre agricultura familia ganha prêmio da CAPES

Autor: RedeNutri - 10 de Out, 2014 
Estudo de Ana Paula Bortoletto Martins, da FSP/USP, utilizou dados da POF e confirmou o aumento do gasto com alimentação, principalmente de produtos in natura

Publicado no Diário Oficial do último dia 2, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os ganhadores e as menções honrosas do Prêmio Capes de Teses 2014. Foram 48 escritos premiados e 85 menções honrosas em todas as áreas do conhecimento. Na área da Saúde Coletiva, a vencedora foi Ana Paula Bortoletto Martins, aluna do Programa de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade da São Paulo (PPGNSP/FSP/USP) com a tese “Impacto do Programa Bolsa Família sobre a aquisição de alimentos em famílias brasileiras de baixa renda”, orientada pelo professor Carlos Augusto Monteiro. 

O objetivo do estudo de Ana Paula foi avaliar o impacto do programa federal na realidade alimentar da população. Para isso, a doutoranda recorreu aos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no biênio 2008-09 em uma amostra probabilística de 55.970 domicílios brasileiros e distinguiu blocos de domicílios beneficiados e não beneficiados pelo método do ‘pareamento com escore de propensão’. Os indicadores da aquisição de alimentos utilizados incluíram o gasto empenhado, a quantidade adquirida ou sua disponibilidade. Os valores per capita do montante gasto em reais e da disponibilidade em energia foram comparados levando-se em conta o conjunto dos itens alimentares e três grupos criados com base na extensão e propósito do processamento industrial ao qual o item alimentar foi submetido: alimentos in natura ou minimamente processados, ingredientes culinários processados e produtos prontos para consumo (processados ou ultraprocessados).

Como resultado, foi percebido o aumento do gasto total com alimentação, maior disponibilidade de energia proveniente do conjunto de itens alimentares e maior disponibilidade proveniente de alimentos e de ingredientes, principalmente os in natura, como carnes, tubérculos e hortaliças. Ana Paula destaca que o programa de transferência de renda possibilita ainda autonomia na montagem do cardápio das famílias e auxilia no desenvolvimento local e regional: “Acredito que são duas as principais vantagens do Bolsa Família em relação ao impacto na alimentação das famílias são a autonomia das famílias beneficiárias para comprar o que for mais necessário para elas e o estimulo ao comércio local, incluindo a produção de alimentos locais e regionais, diferente de outras políticas que apenas chegam com um “pacote fechado” de produtos que não suprirão as necessidades das famílias”. 

Confira a tese completa aqui

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário