quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Euphrasia officinalis na Medicina Veterinária

Texto

Médica Veterinária Luciana Bruno
e-mail - lbrunovet@gmail.com 

A eufrásia, denominada cientificamente por Euphrasia officinalis, da família Orobanchaceae (também conisderam Scrophulariaceae), é uma pequena planta anual, com caules caídos e sua altura pode variar de 5 a 25 cm de altura. As suas folhas são ovais, numerosas, opostas, com nervuras e dentadas. As flores se dispõem em cachos soltos, a corola é branca, com coloração que pode ir do malva ao roxo, com listras púrpuras e uma mancha amarela no lábio inferior. Seu fruto é uma vagem.

A eufrásia é uma planta medicinal de uso popular e vem sendo muito utilizada devido à sua ação antibacteriana e anti-inflamatória no tratamento, principalmente, de doenças relacionadas aos olhos. Reduz a inflamação no olho causada por blefarite (inflamação dos folículos dos cílios) e a conjuntivite (inflamação ou infecção da membrana que reveste as pálpebras).

Eufrásia tem sido usada desde a Idade Média como um tônico e adstringente. Pode ser usada como solução para lavagem (tintura), gotas (colírio), ou mesmo por meio de infusões da planta que pode ser a frio ou a quente de uso exclusicamente oftálmico. Suas formas de uso para os olhos serão explicadas mais adiante. No entanto, não se pode descartar suas outras ações que são: adstringente, analgésica, anestésica, antialérgica, antiespasmódica, aperiente, cicatrizante, digestiva, expectorante, dentre outras. Nestes casos, a eufrásia é tomada por via oral para o tratamento (inflamação) das vias nasais, em processos alergicos, na febre do feno, em casos de resfriado comum, em alguns casos de inflamação dos brônquios (quando não se tratar de asma) e em casos de sinusite.

Também é usada no tratamento de tosses, em situações de dores de ouvido, epilepsia, dores de cabeça, rouquidão, inflamação, icterícia, corrimento nasal, doenças da pele, dor de garganta (Fonte: Webmed). Na veterinária, a eufrásia tem uso mais especificamente oftálmico (cães, gatos, equinos e bovinos). 

A eufrásia tem vários compostos químicos, tais como galotaninos, manitol (que é um álcool de sabor doce solúvel em água cristalina). Onde o constituinte mais estudado de eufrásia é a aucubina (0,05% de aucubina) e sua aglicona (aucubigenina). Enfim, a eufrásia contém cerca de 12% de taninos, ambos os taninos condensados e taninos hidrolisáveis (incluindo o tanino ácido Euphrasia-Tanino); ácido gálico é um dos produtos de hidrólise; Óleo volátil a 0,2%, com sete grandes e numerosos componentes menores; glicosídeos iridóides, como, catalpol, euphroside (eufrosídeo), ixoroside (ixorosídeo). Lignanas (fitoesteróides, ou gorduras vegetais, que “imitam” a ação dos estrógenos) como dehydrodiconiferylalcohol 4-BD-glicosídeo, outros glicosídeos fenilpropano, por exemplo, eukovoside, flavonóides (incluindo rutina, quercetina e apigenina) e glicosídeos (incluindo aucubosídeo) vestígios de substâncias alcalóides terciárias, vapor volátil, uma gama de ácidos fenol-carboxílico livres e combinados, principalmente ácido cafeico, p-hidroxi-ácidos fenilpirúvico e vanílico. Outros componentes incluem: princípios amargos; beta-caroteno; fitoesteróis (beta-sitosterol, estigmasterol); resina; hidratos de carbono; e vitamina C. 

A Aucubina tem ação anti-inflamatória, ácido caféico atua como antiviral, e o ácido ferúlico como antialérgico. Outros ingredientes presentes na eufrásia são vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina do complexo B, ferro, silício, iodo, cobre, zinco, ácidos graxos essenciais e colina. 

Efeitos colaterais e contraindicações: 

Os efeitos colaterais da tintura da eufrásia mal administrada ou em casos de automedicação que pode induzir a processo alérgico devido a sensibilidade de qualquer de seus princípios ativos, até porque sua dosagem depende de vários fatores, como a idade do usuário, saúde e várias outras condições. Estes efeitos adversos incluem confusão, dor de cabeça, lacrimejamento, coceira, vermelhidão, problemas de visão, espirros, náuseas, dor de dente, constipação, tosse, dificuldade para respirar, dificuldade em dormir (insónia), sudorese, e outros. Eufrásia pode de ser comprada nas formas de chá (saches), de folhas secas soltas, de cápsulas, em forma líquida, forma de comprimidos, de pó, de tintura, e de óleo essencial. É, também, um ingrediente que faz parte de alguns medicamentos para tratamento de tosse e resfriado, de loções para a pele, de medicamentos para tratamento da acne, e em outras misturas (suplementos etc.). 

Seu uso é contraindicado para animais gestantes ou em fase de amamentação. 

Formas de aplicação: 

No mercado já existem colírios a base de Euphrasia officinalis, de custos variados. O colírio pode ser usado na dosagem de uma única gota de uma a cinco vezes por dia, ou conforme prescrição do veterinário. Estes colírios, quando utilizados para conjuntivite, podem ser utilizados por 3-17 dias. 

Temos, também, outras opções de aplicação da eufrásia, que seguem abaixo: 

A tintura (do macerado) é a forma mais comum de ser usada para lavar os olhos injetados de sangue (avermelhados) devido a conjuntivites, ou como consequência de processos alérgicos, até mesmo os respiratórios, que causam de certa forma a irritação dos olhos. 

1. Aqueça uma xícara de água destilada no fogão e, em seguida, deixe esfriar até amornecer. 

2. Use uma colher de chá para encher com água morna 3/4 de um copo para lavar olhos. 

3. Adicione três gotas de tintura de eufrásia à água. 

4. Deixe a mistura descansar por um minuto para que o álcool da tintura evapore. 

5. Com o restante da solução, lavar a parte externa do olho do animal de forma a fazer assepsia para que sujidades externas presas ao pelo não contaminem novamente a mucosa e conjuntiva do olho. 

6. Com uma seringa estéril, preenche-la com a solução preparada, com o auxílio dos dedos indicador e polegar separar bem as pálpebras afim de expor o máximo do globo ocular e lavá-lo. 

7. Repetir o processo, rapidamente e várias vezes, para jogar os detritos e muco para fora dos olhos. E, por fim, com uma gaze umedecida na mesma solução, limpar estas sujidades que se acumulam ao redor das bordas dos olhos. 

A maceração, planta inteira fresca (excluindo a raiz), por 30 minutos de 5 g. Diluir em 100 ml de água destilada. Usar em compressas sobre os olhos. 

Uma infusão de 28g da erva para um litro de água fervente para banhos os olhos de três a quatro vezes por dia. Quando há muita dor, considera-se desejável a utilização de uma infusão morna (cuidado para não causar queimadura com a solução muito quente, a temperatura ideal é a que seja suportavel sobre a face posterior da mão), e deve ser usada com mais freqüência no caso dos olhos inflamados, até que a dor cesse. E em casos normais, a aplicação a frio já é o suficiente. 

Como um adstringente, esta planta é utilizada para auxiliar na cicatrização de feridas da pele. É feito um cataplasma e este deverá ser aplicado topicamente sobre a ferida. Ele também pode ser usado para tratar a acne e ajudar na inflamação da pele. A cataplasma da eufrásia a frio pode ajudar tensionar (retesar, esticar) a pele. 

Um comentário:

  1. Tratei uma gatinha com colírio de eufrásia por recomendação de uma veterinária. Tem colírio homeopático de eufrásia almeida prado. Não sou católica, mas nestes casos Santa Luzia é eficiente e não é preciso fazer a oração que já vem pronta. É só pedira ajuda a ela, sempre disposta a ajudar nos problemas oculares. Sempre que se puder resolver um problema de forma mais natural melhor. Colírio para blefarite alopático funciona muito bem, mas é preciso ter muito critério quando nos efeitos colaterais por uma dose excessiva pode ocasionar glaucoma. Obrigada!

    ResponderExcluir