segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Projeto espinheira-santa da EPAGRI origina tese de doutorado

Link:

O projeto inicialmente financiado pela Fapesc intitulado “Seleção de Maytenus ilicifolia (Espinheira-Santa) rica em princípios bioativos e atenuada de acúleos foliares para viabilizar o cultivo de variedades de fácil colheita”, de autoria dos pesquisadores da Estação Experimental da Epagri de Itajaí, Amaury Junior, Andrey Rebelo e Fabiano Bertoldi e dos professores da UFSC, Gustavo Micke e Moacir Pizzolatti, contribuiu como tema de pesquisa para a tese de doutorado de Jacqueline Pereira Vistuba, defendida no dia 24 de outubro no Programa de Pós-graduação em Química da UFSC. A tese teve como tema “Desenvolvimento de métodos analíticos em GC-FID, CE-UV e LC-MS/MS no estudo fitoquímico de triterpenos, flavonóis e taninos voltado para a obtenção de uma nova cultivar de Maytenus ilicifolia (Espinheira-Santa)” e foi orientada pelos professores Gustavo Micke e Ana Carolina Costa.
O desenvolvimento de pesquisas na área de plantas medicinais tem aumentado nos últimos anos e um exemplo é a Maytenus ilicifolia, popularmente conhecida como Epinheira-Santa devido à presença de acúleos foliares (“espinhos”) que acabam dificultando a colheita e manuseio das folhas. Esta planta apresenta propriedade medicinal contra lesões gástricas e faz parte dos fitoterápicos da lista de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e também é um dos medicamentos fitoterápicos financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, a obtenção da Epinheira-Santa para fins comerciais, se limita basicamente ao extrativismo, o que pode ser realizado de forma errônea e destrutiva, eventualmente causando extinção da planta.

Segundo Jacqueline, o trabalho teve como principal objetivo caracterizar quimicamente cada indivíduo de Epinheira-Santa presentes no banco de germoplasma da Epagri/EEItajaí, a fim de escolher acessos com menor número de acúleos e maior teor de princípio ativo para o desenvolvimento de uma nova cultivar.
Uma das partes de sua tese que vale ressaltar, foi o desenvolvimento e validação um método analítico rápido usando injeções múltiplas em cromatografia gasosa para a determinação de friedelanol e friedelin (triterpenos), que são marcadores químicos da espinheira-santa. Conforme informações de Jaacqueline, o método desenvolvido permite analisar 13 amostras de Epinheira-Santa por hora (mais informações sobre o método no periódico internacional Journal of Chromatography A, 1274 (2013) 159–164). A proposta de um método rápido torna-se interessante para a rotina de controle de qualidade, visando à obtenção de medicamentos fitoterápicos padronizados, eficientes e seguros.

A partir dos resultados obtidos da referida tese, os pesquisadores da Epagri/EEItajaí já identificaram e classificaram acessos de Maytenus ilicifolia (Epinheira-Santa) com reduzidos acúleos foliares, e também com princípios ativos desejáveis e requeridos da espécie. A partir da caracterização desta relação fenotípica e fitoquímica, foi estabelecida e isolada uma população de acessos de Epinheira-Santa com potencial de reproduzir características morfo-fitoquímicas desejáveis em seus descendentes, os quais estão sendo analisados quimicamente na Unidade de Ensaios Químicos e Cromatográficos (UNEQ) da Estação Experimental de Itajaí. Com isso pretende-se viabilizar a produção de plantas mais homogêneas, base para o futuro lançamento da primeira cultivar de Epinheira-Santa, apropriada ao cultivo e à colheita de folhas.

Mais informações: Fabiano Cleber Bertoldi/Epagri/Estação Experimental de Itajaí, no e-mail: fabianobertoldi@epagri.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário