quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Alimentação e Saúde Bucal


9.12.2014



De uma maneira geral, para os dentistas, existem os alimentos adesivos, ácidos e detergentes. 

Os alimentos adesivos ficam mais aderidos aos dentes e são os responsáveis pela cárie, por exemplo, biscoitos, bolachas, doces e balas.

Em relação aos alimentos ácidos como abacaxi, laranja, limão, kiwi, cítricos, bebidas de frutas, refrigerantes, energéticos favorecem o que chamamos de erosão ácida, que é o desgaste da estrutura do dente, principalmente na região do dente próximo à gengiva, mesmo na ausência da cárie e em bocas bem higienizadas.

Os alimentos detergentes eliminam resíduos de outros alimentos que ficam aderidos à superfície dental. Nessa categoria encontram-se as frutas, os legumes e as verduras de modo geral, preferencialmente crus ou cozidos no vapor. O próprio ato de mastigar esses alimentos facilita na remoção de resíduos gerados durante a alimentação, além disso, as fibras desses alimentos são importantes porque aumentam a produção de saliva e aumentam o ph da boca, diminuindo a acidez e evitando o crescimento de bactérias que causam problemas bucais. Esses alimentos necessitam de um maior tempo de mastigação, o que promove uma autolimpeza pelo atrito do alimento com o dente. Além disso, fornecem ao organismo muitos nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento, como as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K e ácido fólico.

Dentre os alimentos que podem favorecer os dentes, está a maçã que é uma fruta não grudenta e ajuda a produzir mais saliva, assim como o gengibre. Produzir mais saliva significa ter uma boa defesa contra os microrganismos da boca. A cebola tem uma alta ação antibacteriana que diminui a incidência de cáries.



Uma dieta saudável deve conter vitaminas, sais minerais e fibras que são fundamentais para o bom andamento de nosso organismo. A má nutrição e deficiências vitamínicas provocam a diminuição no fluxo salivar, gengivite e outras alterações no periodonto.

Cálcio – Mineral muito importante para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes. Parece ser capaz de neutralizar o ph na cavidade bucal e desta forma, diminuir a incidência de bactérias na boca e reduzir a exposição dos dentes ao ácido. É encontrado no leite, queijos, iogurte, coalhada, brócolis, couve-manteiga, folhas de beterraba, peixes.

Vitamina A – Vegetais verde-escuros como brócolis, couve, espinafre, rúcula e almeirão são boas fontes desta vitamina que é necessária para o tecido epitelial e reepitelização e ativação da ceratina-dentina, responsável pelo esmalte dos nossos dentes.

Vitamina B e ferro – Importantes para saúde das gengivas. Encontramos em feijão, lentilha, ervilha, farelo de trigo, arroz integral, além de serem boas fontes de fibras.

Vitamina C – Presente em frutas como goiaba, laranja, kiwi, acerola e caju. Protegem o tecido das gengivas contra lesões e ajudam na cicatrização, como no ferimento ocasionado por um fio dental. Frutas cítricas têm um pH ácido sendo necessário moderação em seu consumo.

Vitamina D – Ajuda na fixação do cálcio. Existe na gema de ovo, peixes, leite e derivados.

É muito importante a higiene bucal sempre após as refeições. A ingestão de água pode eliminar os resíduos da boca e ajudar, dessa forma, na saúde dos dentes.

Dra Taluana Cezar Modesto França – CRO DF 4681
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial / Ortopedia Funcional dos Maxilares
Especialista em Periodontia e Especializanda em DTM e Dor Orofacial
Site: www.dual.odo.br Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário