domingo, 30 de agosto de 2015

Bahia: Projeto Horta nas Escolas premia colégio em Mata de São João

27/08/2015

Onze escolas da rede pública participaram nesta quarta-feira (26) da premiação do Projeto Horta nas Escolas, do Instituto Imbassaí, que promove ações sociais para o desenvolvimento do litoral norte. O evento ocorreu no Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João, que recebeu o prêmio de ‘Horta Modelo’, servindo de referência para as demais participantes. O projeto busca incentivar a alimentação saudável e sustentável, além de motivar o uso de produtos da agricultura familiar.

“A partir de um trabalho na escola, percebemos que os alunos demandavam pela criação de uma horta orgânica. Na mesma época, conhecemos o trabalho do Instituto e nos inscrevemos para participar. Agora, temos a satisfação de sermos reconhecidos como Horta Modelo, afirmou a diretora Maria do Socorro Silva, enfatizando que o resultado da produção é utilizado na alimentação escolar e o excedente vendido à comunidade escolar numa feirinha orgânica na própria unidade.

Os recursos arrecadados são investidos em produtos usados na horta. “Primeiro, selecionamos os alunos que têm afinidade com a terra, formando o Clube da Horta. Então, começamos a preparar todo o processo de plantação, além de definirmos o que cultivaríamos. Atualmente, a nossa horta produz couve, coentro, alface, rúcula, beterraba, mamão, aipim e também um cantinho com ervas medicinais”, explicou a professora e coordenadora do projeto na escola, Eliana Rangel.

Ao todo, dez estudantes participam do Clube da Horta, mas sempre contam com ajuda voluntária de outros colegas. Segundo a aluna do 3º ano, Vitória Gabriele Pessoa,"é muito importante o trabalho, porque é possível oferecer "uma comida saudável, deixando de lado os produtos industrializados. Também criamos uma organização entre os participantes para definirmos as funções para o dia de adubar, plantar e molhar a horta”.

Aproveitando o aprendizado na escola, a aluna Ilanda Tavares, também do 3º ano, fez uma horta no quintal de casa. “Há bastante tempo eu tinha curiosidade em conhecer o processo de plantio para poder utilizá-lo em casa. O que produzo em casa, como coentro, cebolinha, erva doce e beterraba, acaba sendo consumido por toda a família”.

Com cinco anos, o projeto Horta nas Escolas promove, além da implantação da horta, o apoio na manutenção. “Temos técnicos agrícolas que percorrem as escolas participantes, mas é bom ressaltar que a horta é da escola e que, a cada dia, percebemos um maior interesse na participação dos estudantes e diretores”, afirmou o diretor-superintendente do Instituto Imbassaí, Francisco de Oliveira.

Áudio:

Confira a galeria de fotos desta notícia:
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário