quinta-feira, 5 de abril de 2018

Dez fatos sobre o cará-moela

Texto:
Amanda Casoni dos Santos - acadêmica de Nutrição - UNITAU
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo - UNITAU/FIC

1. Cará é um nome que pode, dependendo da região, ser referência para uma espécie. Mas cará-moela só pode ser referência para a espécie de nome científico Dioscorea bulbifera

2. O nome cará-moela (ou cará-do-ar) é devido à produção de bulbilhos aéreos, fato não muito comum entre os vegetais. E fato que justifica outro nome popular, batata-do-ar. Mas também produz tubérculos subterrâneos comestíveis. 

3. É rústico, isto é, resiste ao ataque de pragas, mas se desenvolve melhor em solos mais férteis. Como é trepadeira, precisa de suporte 

4. É uma panc (planta alimentícia não convencional) que se destaca, entre os vegetais, como fonte de algumas vitaminas do complexo B. 

5. Possui variedades que se diferenciam quanto ao formato ou textura do bulbilho. As mais comuns são semelhantes ao formato de uma moela de galinha ou como asas abertas de borboleta. Variedades escuras e cascudas não são recomendadas. 

6. Para o Brasil, foi provavelmente trazido pelos escravos africanos. Ásia e as ilhas de Cabo Verde e São Tomé, são algumas de suas regiões de origem. 

7. Pode ser consumido frito ou cozido. Alguns exemplos de pratos com cará-moela: purês, suflês, chips, em sopas, em pudins e bolos. 

8. Se conserva por meses fora da geladeira. Pode durar de 2 a 4 meses se conservados em lugares secos e arejados

9. No Brasil, é raro encontrar em mercados. Geralmente as pessoas possuem em seu quintal ou presenteiam os vizinhos. 

10. Os bulbilhos aéreos caem no chão e brotam espontaneamente. Ou quando colhidos e mantidos em locais escuros, brotam também. Após o plantio, cerca de 4 meses começa a produção. Um cará pode chegar a 0,5 kg. 
Fotos: cará-moela 
Autoria: Amanda Casoni 

Referências e material interessante para consulta: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário