terça-feira, 17 de julho de 2012

Planta da semana: beldroega - II


Na postagem anterior, a bela descrição do genial Guimarães Rosa. Agora, um texto para mostrar as qualidades da beldroega (Portulaca oleracea).

Nos quintais, calçadas, hortas, pomares e cafezais, dentre outros locais, ainda persiste, resistindo às enxadas e aos herbicidas. Infelizmente, não sabemos por quanto tempo ainda fará parte dos nossos quintais.
Quem observa seu caule tenro, suas folhas suculentas e suas flores miúdas, desespera-se por imaginá-la tão indefesa.

De nossa parte, construir textos que mostrem seu valor pode ser uma ferramenta auxiliar, mas o mais importante é mantê-la em nossos arredores, protegendo-a, mas também aplicando suas qualidades, tanto na culinária quanto no tratamento da saúde.

Trazida pelos portugueses, no começo de sua vida, nas terras do Brasil, entrou como uma respeitável hortaliça, de fácil crescimento e resistente às pragas. De repente, não se sabe bem o porquê, passou a ser mais reconhecida como planta daninha, sem ao menos cometer algum pecado.

Além de suas folhas suculentas serem comestíveis, com teores interessantes das vitaminas A e C, e de sais minerais, também têm usos medicinais populares, como, por exemplo, anti-inflamatória, diurética, emoliente, laxativa, emenagoga e vermífuga. 


Texto: Marcos Roberto Furlan



Nenhum comentário:

Postar um comentário