quarta-feira, 18 de julho de 2012

Fitoterapia ajuda a perder peso de forma mais eficaz e saudável

A fitoterapia é mais eficaz no tratamento da obesidade e excesso de peso do que os medicamentos farmacêuticos ou a mudança do estilo de vida, revelou esta terça-feira um estudo apresentado pelo Centro de Terapias Chinesas (CTC), avança a agência Lusa.

O estudo, realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Hong Kong, concluiu que, em média, nos universos de análise considerados, a fitoterapia ajuda os pacientes a perder mais 0,65 quilos e a reduzir mais 0,83 por cento de Índice de Massa Corporal (IMC) do que os que tomam fármacos para perder peso.

De igual modo, em termos médio, em função do número de casos analisados, quando comparada com a mudança de estilo de vida, a fitoterapia permite perder mais 2,46 quilos e reduzir cerca de dois por cento de IMC.

Segundo o comunicado divulgado esta terça-feira, a conclusão surgiu da “compilação de 96 estudos que compararam a eficácia desta terapia tradicional, aliada ou não à acupunctura”, com o método farmacológico e com a mudança de estilo de vida.

Esta terapia asiática, que consiste no tratamento de doenças através do uso de plantas, é uma técnica utilizada pela medicina tradicional chinesa que é praticada, em Portugal, no Centro de Terapias Chinesas (CTC).

Segundo dados da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, o excesso de peso é o maior problema da saúde pública do século XXI e afecta mais de metade dos portugueses.

2 comentários: