terça-feira, 17 de julho de 2012

Planta da semana: beldroega - IV


Beldorega (Portulaca oleracea L.)


Características gerais: herbácea prostrada, anual, suculenta, ramificada, completamente glabra, com ramos de cor rosada de 20-40 cm de comprimento, originária da região mediterrânica (Norte da África e/ou Sul da Europa) e hoje dispersa em todo o território brasileiro. Folhas simples, alternas, carnosas, de 1-2 cm de comprimento. Flores solitárias, axilares, de cor amarela, que se abrem apenas na parte da manhã. Os frutos são cápsulas deiscentes, com sementes pretas e brilhantes. Multiplica-se apenas por sementes, sendo muito prolífera. Uma única planta produz 10.000 sementes, que podem permanecer dormentes por 19 anos.

As denominações mais comuns são: beldroega, salada-de-negro, caaponga, porcelana, bredo-de-porco, verdolaga, beldroega-pequena, beldroega-vermelha, beldroega-da-horta, onze-horas.

Variedades Tradicionais – Folha estreita e folha larga.

Clima e Solo - A beldroega é uma planta que se desenvolve em climas diversos desde os subtropicais aos tropicais. O solo deve ser leve, fértil e com bom teor de matéria orgânica.

Calagem e Adubação – Deve ser feita em função da análise de solo. Aplicar calcário em quantidades suficientes para se ter um solo com pH entre 5,5 e 6,5. 

Adubação - para solos de fertilidade média:
No plantio – utilizando-se 3 kg composto orgânico por metro quadrado de canteiro.
Em cobertura – após cada corte realizado, 1 a 3 kg composto orgânico por metro quadrado.

Preparo do solo - No caso do preparo convencional, aração e gradagem, atentando-se para a adoção de práticas conservacionistas. Em seguida, efetuam-se o levantamento de canteiros e a adubação. Os canteiros deverão ter as seguintes dimensões: 1,20 m x 20 m x 0,25 m.

Época de plantio - o plantio pode ser feito o ano todo. Em regiões que apresentem um clima mais quente, principalmente no verão, o plantio deve ser feito de março a agosto (inverno).

Plantio – a semeadura é feita diretamente no canteiro definitivo, em sulcos distanciados de 80 cm, deixando-se, após desbaste, um espaço de 40 cm, para as plantas de crescimento indeterminado e para as plantas de crescimento determinado, o espaçamento é de 0,30 x 0,30 m.
Quem preferir, pode produzir as mudas em bandejas de isopor, em saquinhos de papel ou por outro método. A germinação ocorre em até sete dias e as mudas ficam prontas em torno dos 20 dias quando a plântula tiver quatro a seis folhas definitivas.

Tratos culturais - a cultura deve ser mantida no limpo, através de capinas manuais. Fazer amontoa para evitar que o colo das plantas fique descoberto. A irrigação das plantas deve ocorrer de acordo com as exigências da cultura e o tipo de solo.

Pragas e doenças – Não há, até o momento, registro de ocorrência de pragas e doenças.

Colheita – Inicia –se aos 75 – 80 dias após a semeadura ou 40 a 60 dias após o plantio das mudas, podendo produzir de 3 a 7 cortes, espaçados de 30 dias. O ponto ideal de colheita ocorre quando o caule ainda está macio, folhas redondas e com a cor verde - escuro. O corte das ramas das plantas é feito a 5 ou 10 cm acima da superfície do solo quando, então, os ramos são cortados com 20 a 40 cm de comprimento. Todo manuseio da beldroega deve ser feito na sombra.
Após o corte dos ramos, faz-se uma seleção e eliminam-se as que tenham defeitos.
Lavar as os ramos em água corrente e de boa qualidade. Logo a seguir, amarram-se os ramos em maços, com peso médio de 300 gramas e a produtividade pode chegar a 20.000 kg/ha.

Fonte do texto: Manual de hortaliças não-convencionais / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. – Brasília : Mapa/ACS, 2010. 92 p.



Nenhum comentário:

Postar um comentário