quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Confusões com espécies denominadas de pata-de-vaca ou unha-de-vaca

O nome pata-de-vaca se refere ao formato de suas folhas, mas tem alguns que a denominam de unha-de-vaca ou casco-de-vaca. Seu nome científico é Bauhinia forficata, e pertence à família Fabaceae, e além dos nomes citados, muitos a conhecem por mororó.

São várias as espécies do gênero Bauhinia, sendo muitas utilizadas como ornamentais, inclusive na arborização urbana. No entanto, a de uso mais frequente na medicina popular é a B. forficata, raramente encontrada na área urbana. Infelizmente, sobre sua ação como hipoglicemiante ainda gera muitas polêmicas.

Uma característica que a diferencia das demais é a presença de espinhos. Observe que as espécies dos parques e dos jardins urbanos não possuem espinhos.
Os autores das fotos constam em cada uma delas.
Site onde encontra as fotos: http://www6.ufrgs.br/fitoecologia/florars/

Links de artigos sobre os usos medicinais da B. forficata.

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7152/000495946.pdf?sequence=1
http://www.scielo.br/pdf/qn/v35n3/14.pdf
http://www.apjtcm.com/zz/20123/15.pdf

Um comentário:

  1. Eu tinha uma árvore dessa em frente a minha casa. Aí mostra a importancia do conhecimento, eu não sabia se a que tinha perto da minha casa era medicinal ou não, Agora sei que não era. Ja que a de casa não tinha espinhos. Mas aproveitando quero tirar outra dúvida da espécie. Ouvi falar que as de flor branca são medicinais. É verdade ou só as com espinhos mesmo? Abraços

    ResponderExcluir