quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Anvisa interdita farmácia em Palmas por fabricação de medicamentos clandestinos

A Anvisa – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária e a VISA/TO – Vigilância Sanitária do Tocantins interditaram na tarde desta segunda-feira, 08, a farmácia de manipulação Attiva, localizada na 106 sul, nº08, por fabricação e venda de medicamento clandestino.

Desde 2005 a Anvisa e o MS – Ministério da Saúde investiga uma rede nacional de distribuição de medicamentos fitoterápicos sem registro.
Há cerca de duas semanas foi registrado um óbito e a internação de um paciente em estado grave por consumo do medicamento Harp100. Ambos os casos foram registrados em São Paulo.

Após fiscalização a Anvisa localizou cerca de 440 frascos desse medicamento, todosapresentavam nota fiscal da farmácia de manipulação em Palmas.

Diante do fato a Anvisa enviou equipe à Palmas para juntamente com a VISA/TO desencadear a interdição da farmácia e também de um deposito clandestino, localizado na 812 Sul, Al. 04, Lote 10.
Participaram da operação a Policia Federal, Civil e Militar.

A VISA/TO recomenda, ainda que na hora da compra de medicamentos fitoterápicos os consumidores devem verificar se o medicamento apresenta registro na Anvisa e o nome do responsável técnico. Essas informações devem estar no frasco do próprio medicamento.

- Segundo a Lei Federal 6437, de 20 de agosto de 1977, configura infração sanitária a fabricação de medicamentos sem registro ou autorização da ANVISA/MS.

Texto: Gabriela Almeida
Data: 09.10.2012
Link:
http://www.saude.to.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2298:anvisa-interdita-farmacia-em-palmas-por-fabricacao-de-medicamentos-clandestinos&catid=45:noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário