sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Tratamentos para dor com fitoterápicos – VI

Opções de tratamentos para dor com fitoterápicos isentos de prescrição médica

USO EXTERNO

Hortelã (Mentha piperita L.)

Preparações a base de mentol promovem ações antiinflamatória, analgésica e anestésica local (MCKAY, 2006).

Partes usadas: folhas e sumidades floridas, óleo essencial.

Recomendações de usos: cremes, pomadas, géis a 10% (tintura) e 1% (extrato seco) e 0,1% de óleo essencial: aplicar de 3-4x/dia.

Toxicidade: na sensibilidade ao mentol podem aparecer insônia e irritabilidade nervosa. A introdução da essência por via inalatória pode promover depressão cardíaca, laringoespasmos e broncoespasmos, especialmente em crianças, devido a isso é desaconselhável o uso de ünguentos mentolados ou preparados tópicos nasais a base de mentol.

Da mesma forma a inalação do óleo essencial não deve ser feita durante longos períodos, pois pode ocorrer irritação das mucosas. Trabalhos experimentais feitos sobre os óleos essenciais têm demonstrado que algumas das substâncias que são encontradas em alta quantidade (cetonas terpênicas e fenóis aromáticos) podem provocar toxicidade. No caso da hortelã, deve-se salientar que a forma isolada da pulegona possui efeitos convulsivos e abortivos; o limoneno e o felandreno efeito irritativo sobre a pele e o mentol efeitos narcóticos, estupefascientes e em menor escala, irritativos dérmicos.

O óleo essencial de hortelã é contraindicado para menores de 2 anos, durante a lactação e gravidez (PR VADEMECUM PRESCRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES 3ª EDIÇÃO, 1998; ALONSO, 1998).
Foto:

Referências e texto extraído da publicação:
Fascículo II - Medicamentos Isentos de Prescrição / Projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde / CRF-SP: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo; Organização Pan-Americana de Saúde - Brasília, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário