sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Tratamentos para dor com fitoterápicos – III

Opções de tratamentos para dor com fitoterápicos isentos de prescrição médica

USO EXTERNO

Confrei (Symphytum officinale L.)

Quando aplicado o gel no joelho com osteoartrite (3x/dia), diminui a dor, melhora a mobilidade e aumenta a resistência (GRUBE, 2007).

Partes usadas: raiz e rizoma

Recomendações de usos: cremes, pomadas, géis a 10% (tintura) e 1% (extrato seco): aplicar de 3-4x/dia (ALONSO, 1998).

Toxicidade: o uso prolongado por via interna é perigoso, pois contém alcaloides pirrolizidínicos, os quais são hepatotóxicos e podem produzir degeneração hepática.

É conveniente, portanto, o tratamento em curtos períodos: não mais de 4 a 6 semanas em um ano.

Os sintomas mais importantes de intoxicação incluem dores abdominais, hepatomegalia, aumento dos níveis plasmáticos de transaminase (YEONG, 1991).

O Food and Drug Administration (FDA) recomenda somente o uso tópico, salvo a prescrição facultativa de um médico especializado e sempre adotando um tratamento por um curto período (MC CALEB, 1993).

É contraindicado o uso interno durante a gravidez, para lactentes ou para pacientes com hepatopatias e topicamente não aplicar sobre feridas abertas (PR VADEMECUM PRESCRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES 3ª EDIÇÃO, 1998; ALONSO, 1998).
Foto:

Referências e texto extraído da publicação:
Fascículo II - Medicamentos Isentos de Prescrição / Projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde / CRF-SP: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo; Organização Pan-Americana de Saúde - Brasília, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário