quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Diferenças nas ações cicatrizantes de calêndula, confrei e babosa

Texto: Médica Veterinária Carolina Granconato de Abreu

Como se sabe, as plantas ditas medicinais podem assim ser consideradas por uma vasta gama de usos nas afecções de pessoas e animais. Dentre os usos, destacamos neste texto algumas com finalidade cicatrizante.  

A calêndula (Calendula officinalis), o confrei (Symphytum officinale) e a babosa (Aloe vera) são usadas na medicina popular por seus efeitos auxiliadores no processo de cicatrização de feridas, e, devido à grande citação pela população destas plantas, elas já foram estudadas e seus efeitos comprovados. Com isso, sabemos que cada uma delas age de forma diferente nos processos reparativos, devido às substâncias distintas contidas nestas plantas.

A calêndula ajuda na cicatrização através principalmente dos flavonoides e saponinas, substâncias do metabolismo secundário com efeitos antiinflamatório e estimulante de fibroblastos (células produtoras de colágeno), além da influência na transformação de maior quantidade de colágeno tipo 3 no tipo 1 (o primeiro é presente nas cicatrizes e o segundo em pele íntegra e, portanto, tem maior elasticidade, melhor função).

A babosa possui muitos tipos de substâncias como vitaminas, minerais, aminoácidos, taninos e saponinas na sua mucilagem, mas seu efeito principal é por manter hidratada a ferida e com isso ajudar na migração de células reparadoras e de defesa do organismo, até o local lesado acelerando o processo reparativo.

O confrei tem na ação dos seus taninos, substâncias também do metabolismo secundário, o efeito cicatrizante, pois estes compostos favorecem a formação de crostas sobre a ferida, por precipitarem proteínas locais. As crostas protegem o tecido lesado abaixo de traumas e até de microorganismos, principalmente bactérias, permitindo que as células do organismo trabalhem na reparação. Por isso, enfatizamos a importância de não retirarmos as crostas que normalmente formam sobre as feridas epiteliais, pois se estão aderidas é por que o tecido abaixo não está saudável ainda a ponto de poder ficar desprotegido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário