terça-feira, 2 de outubro de 2012

Guaçatonga

Texto: Médica Veterinária Carolina Granconato de Abreu

A guaçatonga, denominada cientificamente de Casearia sylvestris, é uma árvore da Família Flacourtiaceae usada como medicinal. É popularmente também nomeada café-bravo, erva-de-bugre, café-silvestre, erva-de-pontada, pau-de-lagarto, dentre outros.

A guaçatonga é nativa de alguns países como Cuba, Jamaica, Espanha, Porto Rico, Ilhas do Caribe, América Central e do Sul, incluindo o Brasil, Peru, Argentina, Uruguai e Bolívia. Ela chega a 10 metros de altura em áreas amazônicas, mas normalmente a vemos com 2 a 3 metros. Suas flores são de cor creme esverdeada e os frutos contém duas a três sementes marrom-alaranjadas. Em São Paulo, a vemos de porte arbustivo em áreas de cerrado e mata atlântica. Existem duas variedades da guaçatonga, a C. sylvestris var. sylvestris e a C. sylvestris var. lingua que diferem em alguns pontos como comportamento reprodutivo, aspectos morfológicos, químicos e de ambientes preferenciais de ocorrência.

Diversas tribos indígenas de cada país onde a árvore cresce utilizam cascas, raízes e folhas para distintas finalidades, como anti-diarreico, anti-ofídico e contra gripes, mas também é citada em livros de medicina popular por seus efeitos anti-séptico, cicatrizante e anti-ulceroso.

Uma curiosidade de um de seus nomes populares é que o nome erva-de-lagarto vem da observação de lagartos que ingerem as folhas da planta após serem picados por cobras.

A composição química da guaçatonga é complexa, mas já foi detectada uma substância denominada lapachol, um diterpeno já estudado em outra planta como antitumoral e anti-fúngico. Os diterpenos clerodano bastante presentes na guaçatonga, estudados em outra planta, foram classificados como anti-tumoral, antibiótico, anti-inflamatório e anti-viral. e outros tipos destes fitoquímicos, nomeados caesarinas, foram  encontrados na guaçatonga e observadas sua ação antitumoral e citotóxica em células cancerígenas de camundongos. 

Já foi comprovado cientificamente também que a decocção de suas folhas age contra o veneno de alguns tipos de abelhas e cobras. Mais tarde, pesquisadores descobriram outros diterpenos clerodanos, as caesavendrinas também anticancerígenas comprovadamente. No Brasil, testaram a toxicidade da planta sobre camundongos, detectando inocuidade no extrato etanólico das folhas em altas doses, e também verificaram a ação antiulcerogênica do mesmo por reduzir o volume da secreção gástrica e proteger a mucosa gástrica com mesma ação comparada à cimetidina. Ações anti-inflamatória e analgésica e ação antibiótica sobre algumas bactérias causadoras de intoxicação alimentar foram comprovadas.

Um estudo realizado na Universidade de São Paulo demonstrou que o extrato bruto da guaçatonga teve ótimo efeito antiulceroso em ratos tratados, pois não alterou o ph gástrico e teve atividade citoprotetora e cicatrizante em todos os níveis de úlceras estudadas. Sendo ainda considerado melhor do que alguns fármacos protetores de mucosa que alterando o ph gástrico permitem entrada de bactérias e interferem na ação da pepsina, enzima responsável pela digestão de proteínas. 

Em animais, foi realizado um estudo comparando a ação cicatrizante epitelial em bovinos da guaçatonga (C. sylvestris), do ipê-roxo (Tabebuia avellanedae) e da aroeira (Schinus terebinthifolius), mas no presente estudo ela apresentou resultados menos favoráveis do que as demais plantas, com presença de pus, indicando contaminação, nas feridas. Quanto à cicatrização, as feridas tiveram o processo de retração mais lento, o que o autor explicou devido ao efeito anti-inflamatório diminuindo os macrófagos, fibroblastos e fibras colágenas no local.

No entanto, são precários os estudos em animais com esta planta visando o uso na medicina veterinária, sendo difícil julgar por meio de uma pesquisa. Muitos compostos ainda são desconhecidos na guaçatonga, e ainda podemos descobrir muitas finalidades para esta planta nativa divulgando-a e dando-lhe sua devida importância.

Referências:

DIAS, V. Guaçatonga oferece vantagens em relação a antiulcerosos do mercado. Reportagem. Disponível em: http://www.usp.br/agen/repgs/2006/pags/170.htm

Guaçatonga – relatório técnico. Disponível em:

LIPINSKI, L. C. Comparação da atividade cicatrizante na pele bovina entre fitoterápicos de uso tópico.  Trabalho apresentado no curso de pós-graduação em Ciências Veterinárias à Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

OLIVEIRA, A . S. et al. Biologia da reprodução de guaçatonga (Casearia sylvestris SW., Salicaceae), uma espécie medicinal. Trabalho apresentado à Licenciatura em Ciências Biológicas da UNICAMP, Campinas, 2010.
Foto: Fernando Tatagiba

2 comentários:

  1. Fiquei maravilhado ao saber os efeitos benéficos da guaçatonga, e refleti, Deus é maravilhoso em toda sua criação.

    Guaçatonga ou pau de lagarto, café bravo, café Silvestre etc...
    efeitos anti gripal, anti ofídico, anti ulceroso e etc..
    Chama se pau de lagarto, porque quando os lagartos eram mordidos por cobra eles comiam essas ervas e eram curados.

    ResponderExcluir
  2. Sabia que é bom para infecção urinária. Fazendo chá tomando umas duas vezes ,no dia seguinte não tem mais.

    ResponderExcluir