sexta-feira, 5 de outubro de 2012

São Paulo: Horta comunitária: sucesso na Vila Madalena

Uma horta comunitária surgiu na Praça Dolores Ibarruri, mais conhecida como Praça das Corujas, na Vila Madalena, Zona Oeste. A iniciativa partiu da moradora Madalena Buzzo e dos Hostelões Urbano, grupo que troca experiências e informações sobre cultivo doméstico de alimentos. Apesar da inauguração na semana passada, o espaço já funciona há quase três meses e foi batizado de Horta das Corujas por causa da Avenida das Corujas, logo em frente. Na fachada da horta, corujas artesanais de madeira decoram o local.

Em junho, o apoio da Prefeitura foi conquistado para contribuir com a mão de obra. Um dos canteiros foi reservado para alunos das escolas Olavo Pezzoti e Espaço Brincar, todos com idade de 4 a 6 anos. “A intenção é que esse canteiro se torne exclusivo para eles”, afirma Madalena. Para ela, a horta não é só para plantar e recolher alimentos. “Precisamos ter uma convivência de respeito e aprender que o que é meu pode ser seu e vice-versa”, ressalta.

A horta tem até um blog (hortadascorujas.wordpress.com) para que os simpatizantes possam acompanhar as atualizações e regras para conservação do espaço comunitário. A Prefeitura também construiu uma área para compostagem. Para acelerar o processo, estercos são doados pelo Jockey Clube e as folhas vêm da limpeza da própria praça.

Apoio e participação/ Inara Regina Diniz e Roseli Arantes moram no bairro, mas até ontem não tinham reparado na horta. “É um graça. Queremos participar e ver como funciona”, diz Inara. Já Roseli fala da importância das crianças poderem participar. “Meu neto plantou um manjericão esses dias e cuida do pezinho como se fosse um filho. Esse contato é muito importante”, apoia ela.

Texto: Renata ASP
Data: 05.10.2012
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário