quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Maçã: saúde a cada mordida » Revista Herbarium

Texto: Thais Szegö, de São Paulo |26 de outubro de 2012

É um pecado não comer esse alimento repleto de benefícios nutricionais e poderes para prevenir doenças
Uma maçã por dia mantém o médico longe, já dizia o velho ditado em inglês. E quem criou essa frase estava coberto de razão, pois não restam dúvidas de que a fruta é capaz de fazer maravilhas pela nossa saúde. Estudos já mostraram que ela combate as doenças cardiovasculares, a asma e o diabetes do tipo II, melhora a função pulmonar, reduz o aparecimento de alguns tipos de câncer, em especial o de pulmão, ajuda a regular o intestino, facilita a perda de peso, deixa a garganta e as cordas vocais mais saudáveis, é uma ótima aliada da higiene dental, afia a memória… Ufa! Realmente não faltam razões para rechear o cardápio com esse alimento.

O segredo por trás dessa quantidade de benefícios oferecidos ao organismo é um mix poderoso de nutrientes. “A maçã é rica em flavonoides, que são antioxidantes naturais, além das vitaminas A, B, C e E e minerais, como o fósforo e o ferro”, conta a nutricionista Renata Saffioti, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. A fruta também conta com os taninos, que têm ação adstringente e anti-inflamatória, e o ácido málico, que tem o poder de limpar o sangue, retirando os detritos deixados pelo metabolismo e, segundo pesquisas, ainda é um forte aliado contra inflamações na boca, na garganta e nos intestinos. “A fruta também é antiácida e diurética e pode ser usada como um digestivo natural”, acrescenta Renata.

As suas fibras são uma atração à parte. Uma unidade média, cerca de 100 gramas, fornece aproximadamente 10% da nossa necessidade diária desse nutriente. A principal delas é a pectina, um tipo solúvel que ajuda a reduzir o colesterol e aumenta a sensação de saciedade, fornecendo uma grande ajuda para quem está em guerra contra a balança.

Na hora da compra, todos os tipos são bem-vindos e a escolha depende muito do gosto pessoal, mas, se possível, opte pela Gala. “Apesar das diferenças entre as variedades serem bem pequenas, estudos mostraram que ela conta com mais benefícios”, afirma Renata. Quando for consumi-la, o ideal é sempre comer a fruta fresca e com casa. “Isso porque é nessa parte que está concentrada a maior parte dos nutrientes, especialmente no caso da pectina”, conta a nutricionista.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário