terça-feira, 30 de outubro de 2012

Plantas Medicinais Orgânicas Geram Renda para Agricultores Familiares

Paraná é responsável por 90% da produção brasileira de plantas medicinais.
Publicada:30/10/2012

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Paraná é responsável por 90% da produção brasileira de plantas medicinais. São 15 mil toneladas/ano, retiradas de uma área de três mil hectares, com a participação de 1.100 agricultores familiares na atividade. Os agricultores cultivam e vendem a planta seca para indústrias de alimentos, laboratórios e grandes atacadistas de São Paulo.

O cultivo de plantas medicinais orgânicas possui diversas vantagens, tais como: pequena área, preservação do meio ambiente, menor custo de produção, menor intoxicação por defensivos químicos e maior qualidade do produto final.

Há sete anos, a produção de plantas medicinais tornou-se a principal fonte de renda da família da agricultora Roseli Eurich. Em sua propriedade localizada em Arvoredo, há oito quilômetros de Turvo (PR), além de produtos para sua subsistência, são cultivadas as seguintes plantas medicinais: alcachofra, melissa, alecrim, capim limão, orégano e tomilho.

A produção da Família Eurich é toda agroecológica e foi certificada pela ECOCERT. A produção de plantas medicinais na região está amparada na estruturação dos processos de comercialização e assistência técnica. A comercialização é feita por meio da Cooperativa de Produtos Agroecológicos, Artesanais e Florestais de Turvo (COOPAFLORA).

Com o objetivo de gerar emprego e renda de forma sustentável que André Furtado Carvalho elaborou o “Livro Ervas e Temperos – Cultivo, Processamento e Receitas e Uso Medicinal” publicado pela AFE – Aprenda Fácil Editora. Segundo ele, esta obra trata das plantas condimentares mais conhecidas e adaptadas às condições climáticas do Brasil relacionando o processamento das partes utilizadas e receitas culinárias tradicionais.

Por: Dayene Schiavon de Castro.
Créditos/Autor da foto: MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário