segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Frutas e verduras da vez » Revista Herbarium

Texto: Thais Szegö, de São Paulo |19 de outubro de 2012

Aposte nos alimentos típicos dessa época do ano e garanta mais frescor e nutrientes



Sem dúvida, as frutas da estação são item obrigatório das listas de compras. “Esses vegetais têm mais qualidade, são mais frescos, mais saborosos e mais baratos”, justifica a nutricionista Claudia Mendonça, da Clínica Bodyhealth, em São Paulo. Além disso, estudos já demonstraram que esses alimentos concentram mais nutrientes nessa época do que no restante do ano. E tem opções para todos os gostos.

Agora, por exemplo, é época de acerola, caju, goiaba, laranja, limão e mamão. “Eles são ricos nas vitaminas A, C e E, em betacaroteno e em selênio, que são potentes antioxidantes e estimulam as células de defesa do corpo, combatendo as infecções”, conta Claudia. O melão e a banana também fazem parte dessa relação e tem em sua composição o potássio, que é importante para a contração muscular, além de substâncias prebióticas, que contribuem para a saúde intestinal.

Outros destaques são a maçã, que tem catequinas e resveratrol, que fazem com que ela combata as doenças do coração, previna alguns tipos de câncer e estimule o sistema imunológico, e o morango, rico em vitamina C, flavonoides e ácido elágico, substâncias com ação antioxidante que ajudam a inibir o crescimento de células cancerígenas. “Temos também a batata-doce, que é mais nutritiva do que as outras variedades, tem ação antioxidante e reduz o índice glicêmico, contribuindo para o combate ao diabetes. E a cebola, que é potente contra os radicais livres, ajuda a melhorar a circulação e a regular a pressão arterial, graças à quercetina”, acrescenta Claudia.

Ainda fazem parte dessa relação o tomate e o pimentão vermelho, que têm licopeno, vitaminas C e E e flavonoides e, por isso, atuam contra problemas cardíacos e reduzem o risco de câncer de próstata; e o espinafre e a escarola, que são benéficos para a circulação e o sistema nervoso, têm ação antioxidante e protegem a visão, por causa da presença do ácido fólico, a luteína, a vitamina C e a zeaxantina.

Por fim, vale destacar ainda a rúcula, com ação anticancerígena e rica em vitamina do complexo B, C e E, ferro, cálcio e os glucosinolatos, e a ervilha, que conta com vitaminas, ferro, magnésio, proteínas e fibras, fazendo com que o alimento auxilie no bom funcionamento intestinal, aumente a saciedade e contribua para a redução do índice glicêmico. Pra fechar, a beterraba e a couve de Bruxelas, que têm isotiocianatos e indóis, que garantem proteção contra alguns tipo de câncer, principalmente o de mama. Aproveite, é época de montar um prato farto em saúde! 

Anote aí. Outubro é época de:

Acerola, caju, goiaba, laranja, limão, mamão, melão, banana, maçã, morango, cebola, tomate, pimentão vermelho, espinafre, escarola, rúcula, couve de Bruxelas, ervilha, beterraba, batata-doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário