segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Rio Grande do Sul: Horto medicinal contribui para saúde e ressocialização de apenados em São Luiz Gonzaga

No relógio do corpo humano, construído no presídio de São Luiz Gonzaga, nas Missões, ervas e plantas medicinais surgem como aliadas para a promoção da saúde e da ressocialização dos apenados. A proposta de implantar o horto medicinal, em formato de relógio do corpo humano, no local onde vivem em torno de 190 detentos, foi concretizada este ano graças à união de esforços da direção do presídio, Emater-RS/Ascar e Conselho da Comunidade na Execução Penal na Comarca de São Luiz Gonzaga.

A implantação do horto integra uma proposta maior que prevê também a instalação de uma horta e, futuramente, de um pomar de citros. O projeto foi aprovado pelo diretor da penitenciária, Brasil Jornada Finamor. "Além de a gente permitir que os apenados do regime semiaberto auxiliem no trabalho do lado de fora, é uma oportunidade de acumular conhecimentos, já que o apenado vai trabalhar com a área técnica. Nossa ideia é tornar isso um exemplo".

A horta com legumes e verduras e o horto medicinal recebem acompanhamento do plantio e orientações técnicas, econômicas e sociais de extensionistas da Emater/RS-Ascar. Os apenados do regime semiaberto, por sua vez, colocam a mão na terra e produzem o alimento e os chás que irão consumir.

O horto medicinal em formato de relógio do corpo humano é uma prática baseada no ciclo circadiano, que acredita que a energia vital percorre em um ritmo que a cada duas horas um órgão ou víscera diferente é beneficiado de forma mais intensa.

Para implantar o relógio do corpo humano em casa ou qualquer outro espaço, é preciso estar atento a quais plantas devem ser consumidas em cada horário do dia para uma maior eficácia de sua função, observando sempre a dosagem e possíveis contraindicações:

Horto medicinal em formato de relógio do corpo humano

1h às 3h - Hora de cuidar do fígado - indicados: boldo, carqueja, gervão, alecrim, losna, bardana, cardo-santo e alcachofra.

3h às 5h - É a vez do pulmão - consuma sálvia do Rio Grande, tomilho, tansagem, pulmonária, hortelã, cidrozinho, eucalipto, óregano e guaco.

5h às 7h - Cuide do intestino grosso - coma linhaça, goiaba, babosa, sálvia, alecrim, tomilho, tansagem, funcho, carqueja e erva de bicho.

7h às 9h - Horário do estômago - utilize carqueja, espinheira santa, boldos, alecrim, sálvia, melissa, poejo, manjerona e hortelã.

9h às 11h - Atenção ao baço e pâncreas - plante jambolão, pata de vaca, espinheira santa, salsa, malva e alecrim.

11h às 13h - O coração é o centro dos cuidados - são aliados o gengibre, a melissa, o cidrozinho, malva, sálvia e cânfora.

13h às 15h - Chega a vez do intestino delgado - plante mil em rama, melissa, capuchinha, malva, funcho e tansagem.

15h às 17h - Cuide de sua bexiga - com chapéu de couro, salssaparilha, sálvia, quebra pedra, cavalinha, louro e cordão de frade.

17h às 19h - Horário dos rins - cuide deles com quebra pedra, carqueja, tansagem, cavalinha e alcachofra.

19h às 21h - A circulação é o centro da atenção - plante melissa, carqueja, manjerona, infalivina, poejo, chapéu de couro e arnica.

21h às 23h - Sistema digestivo, respiratório e excretor - podem ser tratados com orégano, malva cheirosa, maracujá, mestruz, manjerona e capuchinha.

23h à 1h - Hora de cuidar da vesícula biliar - com carqueja, tomilho, alecrim, bardana e melissa.

No centro do relógio, cuide da pele, plantando confrei, camomila, malva, calêndula, babosa, celidônea e cobrina.

Fonte: EMATER

Data: 29.10.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário