sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Ceará: O Semiárido das mulheres - remédio para aumentar a renda das famílias

Quarta, 12 de Dezembro de 2012 

Projeto tem por finalidade aumentar renda familiar com a fabricação artesanal de xaropes, lambedores, sachês e inclusão de gênero no trabalho

Por Hugo Renan do Nascimento

Galeno diz que a Ematerce trabalha para conseguir um farmacêutico que ajude na manipulação dos produtos. Depois da fabricação, os produtos poderão ser vendidos em farmácias, supermercados e feiras locais. “A gente está tentando conseguir mercado para eles, que também tenham mais qualidade nos produtos e possam ter um selo para vender no comércio”, completa Galeno. A expectativa do assessor é que as mulheres produzam com selo da agricultura familiar.

Segundo Galeno, antes, a atividade predominante na comunidade era a agricultura de sequeiro. Com a chegada da horta medicinal, as mulheres começaram a exercer outro trabalho. São 22 empregos diretos e 15 famílias beneficiadas. Hoje 10 mulheres tomam de conta dos 24 canteiros. “As mulheres têm o seu lugar na mão de obra local, agora elas têm uma função diária”, completa o assessor técnico. Com os produtos, a partir das plantas medicinais, parte do dinheiro fica com elas e a outra parte vai para a associação de moradores. 

Galeno diz que no começo do projeto as mulheres eram mais tímidas, mal falavam, tinham vergonha de se comunicar. Agora, elas participam abertamente de todo o processo do trabalho produtivo, interferem, dão sugestões e participam dos acompanhamentos. “Antes as mulheres eram caladas, tinham vontade de realizar uma atividade, mas eram desunidas”, completa a assessora técnica da Ematerce, Suelem Medeiros. 

Medeiros é outra técnica que acompanha o projeto das plantas medicinais em Barroquinha. Junto do marido, Davi Galeno, os dois trabalham na Ematerce e orientam as mulheres da Lagoa do Barro. Segundo ela, a expectativa é levar o trabalho adiante e em breve expandir a área de cultivo. 

A expectativa dos dois é levar o projeto para outras áreas do Ceará, mas, como Galeno afirma, a grande dificuldade é convencer os agricultores do retorno financeiro. “Eu também espero que este trabalho sirva de exemplo para outras comunidades porque é difícil a gente colocar esta cultura no agricultor do Ceará. Eles ainda têm pouco conhecimento sobre isso”, reforça o assessor técnico.

De acordo com ele, um projeto como este precisa ser atendido por um conjunto de fatores. “Organização, comprometimento dos agricultores e dedicação para cuidar das plantas”, completa Galeno.

Suelem Medeiros também tem a mesma posição. A esperança da assessora técnica é encontrar um grupo que queira levar o projeto adiante. “Há outros assentamentos que tem área para o cultivo, mas é difícil a gente achar interesse neles. É difícil encontrar um grupo que queira se organizar para fazer isso”, reitera.
Resultados x paciência

Um ponto que Medeiros enfatiza é a expectativa das mulheres em relação ao retorno, não apenas financeiro, mas de resultados palpáveis. “A gente vê nas mulheres uma ansiedade em relação ao retorno do trabalho que estão fazendo”. A assessora diz que as mulheres querem obter resultados positivos o quanto antes, mas reforça que isso somente será obtido com o tempo e com o amadurecimento do projeto.

A horta tem área de 400 m2 irrigados, onde foram construídos 24 canteiros alternativos de garrafas PET, pneus e estacas, incentivando assim a reciclagem desses materiais na comunidade. Os materiais foram conseguidos por meio de uma parceria com a prefeitura de Barroquinha, que estimulou alunos das escolas públicas do município a doarem o material.

As mudas da horta foram doadas pela UFC e todas são certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Ematerce entra com o apoio técnico e a comunidade com a mão de obra feminina. Além de Barroquinha, o projeto também está presente no município de Chaval. Entretanto, lá as hortas são individuais. Ao todo são três famílias atendidas.

Dificuldades
O engajamento das pessoas não foi um problema no assentamento Lagoa do Barro. As pessoas receberam bem a ideia e o projeto está sendo tocado para frente pelas mulheres da comunidade. Entretanto, a maior dificuldade enfrentada por todos é ainda o acesso à água. 

A meta de expandir a área de cultivo esbarra exatamente na questão da água. Atualmente o assentamento é atendido por apenas um poço profundo que leva água paras as 15 famílias. “A gente está tentando arranjar outro poço, mas antes disso estamos organizando a parte de comercialização do produto”, afirma Davi Galeno, assessor técnico da Ematerce.

Segundo Galeno, a maior dificuldade é realmente a água, que é usada de forma racional. “A nossa recomendação é regar as plantas de manhã cedo e de tardezinha por conta da diminuição da evaporação”, comenta o assessor da Ematerce. Outra dificuldade, que será resolvida em breve, antecipa o técnico, é a certificação do produto. “Estamos trabalhando para resolver isso”, frisa.

As dificuldades são muitas, mas a vontade de superá-las é maior, como diz Dona Josefa Justino. “Força de vontade existe”. E esta força se torna maior quando estão todos unidos”, reforça, esperançosa. “O sonho da gente nunca termina. É a gente sonhando e sonhando mais", completa Seu Manoel Rodrigues, numa alusão ao desenvolvimento de sua comunidade.

Link:
http://www.investne.com.br/Nacional/o-semiarido-das-mulheres-remedio-para-aumentar-a-renda-das-familias

Um comentário:

  1. 1ª SEMANA MUNDIAL DA MULHER!
    Uma das melhores coisas da vida é estar de bem com quem você ama e é amada (o) por você! A pior coisa para um ser humano é amar e não ser amado (a) Não existe coisa pior. Quer ser amada (o) por toda a vida?
    NÃO SABE? EU TE ENSINO! Baixe este livro agora mesmo! R$ 2.99

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7003798/chamam-me-lene-estou-vivendo-um-grande/?PAC_ID=122866
    Qualquer coisa que você for fazer primeiro use a Determinação!
    Você precisa saber o que é “DETERMINAÇÃO O PENSAMENTO POSITIVO” Não sabe como? Ensino-te. Baixe este livro R$ 2.99

    Determinação o pensamento positivo/lançamento mundial
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/6985578/determinacao-o-pensamento-positivo/?PAC_ID=125981

    ResponderExcluir