sábado, 8 de dezembro de 2012

Plantas denominadas de pimenta no Brasil - I

São inúmeras as espécies que recebem a denominação pimenta no Brasil, o que gera muita confusão, pois nem todas são condimentos e há algumas que são exclusivamente medicinais. No entanto, as usadas na culinária, com poucas exceções, são também consideradas medicinais.

Para iniciar esta série, começamos com a pimenta-de-macaco, também denominada de pindaíba (Xylopia aromatica). É uma pequena árvore de nosso cerrado, e os seus frutos e as suas sementes moídos são usados como condimento. A madeira é usada em construções rurais, mas é de pouca durabilidade.

Recomendável seu uso em áreas degradadas, pois cresce rápido e consegue se desenvolver , inclusive em solos secos e de baixa fertilidade.

Apesar de pouco conhecida na maioria das regiões brasileiras, seu uso como condimento já foi descrito por Saint Hilaire, em 1824:


“...seus frutos, muito aromáticos, têm o odor da pimenta do reino; e se o sabor não é tão forte, eles são, no entanto, mais agradáveis. Se fossem mais conhecidos, esses frutos seriam certamente procurados como especiaria, e poderiam dar lugar a um novo ramo do comércio”.
Foto: Camargo et al., 2011

Referência:

CAMARGO, Maria Gabriela G.; SOUZA, Regina M.; REYS, Paula and MORELLATO, Leonor P.C..Effects of environmental conditions associated to the cardinal orientation on the reproductive phenology of the cerrado savanna tree Xylopia aromatica (Annonaceae).An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2011, vol.83, n.3, pp. 1007-1020. Epub July 15, 2011. ISSN 0001-3765.
http://www.scielo.br/pdf/aabc/v83n3/AOP1511.pdf

Mapa de distribuição no Brasil
Fonte: http://cncflora.jbrj.gov.br/plataforma2/book/especie.php?id=110557 (Obs.: esse link contém muitas informações sobre a planta, incluindo aspectos botânicos e usos).


Artigos sobre a planta:



Texto: Marcos Roberto Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário