terça-feira, 19 de março de 2013

Alagoas: Secretaria da Mulher e Uneal discutem parceira para beneficiar comunidade quilombola

A secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, se reuniu nesta terça-feira (19) com o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos, para discutir a construção de um termo de cooperação técnica entre as duas instituições para operacionalização do projeto socioeconômico, cultural e ambiental da comunidade remanescente de quilombo Abobreiras, situada no município de Teotônio Vilela.

Na reunião, que contou com a participação das equipes técnicas das duas instituições, foram estabelecidas as responsabilidades entre as partes. Após a publicação do convênio, será iniciada a operacionalização do projeto fitoterápico, que trata do cultivo de plantas medicinais. “A própria comunidade nos procurou e pediu que o projeto fosse aperfeiçoado para se chegar à fabricação de xaropes, que pode acarretar em uma parceria futura com as secretaria estadual e municipais de Saúde, além do projeto Farmácia Viva, do Governo Federal”, assinalou Katia Born.

Segundo o reitor da Uneal, Jairo Campos, a comunidade já possui a cultura de fazer medicamentos utilizando plantas naturais. Ele explicou que a ideia é possibilitar a intervenção de um grupo de pesquisadores da Uneal que já trabalham com isso, a fim de poder instrumentalizar o processo.

“A intenção é fornecer uma formação para os quilombolas para que possam ter equipamentos e orientação técnica de como proceder para valorizar e fortalecer esse negócio na comunidade. É necessário a comunidade ter esse aporte técnico em termos de Estado para que possa crescer nesse aspecto”, expôs.

Por Agência Alagoas

Data: 19. 03.2013
Link:
http://www.alagoasnanet.com.br/v3/secretaria-da-mulher-e-uneal-discutem-parceira-para-beneficiar-comunidade-quilombola/

Nenhum comentário:

Postar um comentário