terça-feira, 19 de março de 2013

Jacareí: Encontro sobre plantas medicinais terá como tema a carqueja

Conscientizar e informar a população sobre a importância das plantas e suas propriedades nutricionais e medicinais são os objetivos dos encontros realizados pelo grupo PAS (Plantas Medicinais, Meio Ambiente e Saúde) do Núcleo de Educação Ambiental, que integra a Secretaria de Meio Ambiente. Nesta quarta-feira (20) profissionais da saúde, agentes e lideranças comunitárias, educadores e pessoas da comunidade participaram do encontro para o estudo da carqueja, às 14h, no Viveiro Municipal.

Durante o ano, uma vez por mês é realizado um encontro onde é discutido o valor medicinal de cada espécie. Durante o encontro os participantes tem a oportunidade de troca de experiências – tanto os conceitos científicos como o conhecimento popular, além de avaliar a ação que a planta exerce no organismo, sua interação medicamentosa, a utilização no dia-a-dia, o cultivo e introdução à alimentação saudável. A carqueja é conhecida costuma será utilizada gastrite, úlcera gástrica e má digestão.

Este ano também serão estudadas espécies como alho, bálsamo, camomila, maracujá, erva baleeira, espinheira santa, arnica e pata de vaca. O grupo PAS também realiza encontros nos postos de saúde do Igarapés, Parque Meia-Lua e Rio Comprido.
O Núcleo de Educação Ambiental fica no Viveiro Municipal de Jacareí -- rua Theófilo Teodoro Rezende, 39, Campo Grande. Mais informações: 3953-6822.
(Simone Vianna)

Data: 19.03.2013
Link:
http://www.jacarei.sp.gov.br/noticia/meio-ambiente/2013/03/19/encontro-sobre-plantas-medicinais-tera-como-tema-a-carqueja/13178

Nenhum comentário:

Postar um comentário