terça-feira, 19 de março de 2013

Número 43 da Revista Eletrônica Educação Ambiental em Ação


14/03/2013 Editorial
Nossa 43ª edição da revista Educação Ambiental em Ação começa com o essa frase inspiradora:"Todo o homem é culpado do bem que não fez" (Voltaire) e o tema que norteou este volume foi “Educação Ambiental: cada um fazendo a sua parte” (...)


Diante das diversas consequências geradas pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, a contaminação ambiental é sem dúvida uma das mais criticadas por estudiosos ao longo das últimas décadas, isto porque uma vez exposto ao meio ambiente, pesticidas e seus subprodutos, além de sofrerem várias transformações físico-químicas que podem potencializar sua ação tóxica, tornam-se biodisponível e assim são capazes de atingirem regiões distantes do local onde realmente estes compostos são utilizados. [...]

Atualmente, os educadores ainda se deparam com dificuldades e desafios que a Ed. Ambiental tem que enfrentar no dia-a-dia escolar. Por isso, pergunta-se: de que maneira a temática ambiental tem sido trabalhada pelos professores que a desenvolvem nas escolas?

Este trabalho objetiva registrar as formas de disposição do destino sobre os resíduos sólidos domésticos produzidos pelas famílias rurais no interior do município de São João- PR. Visando verificar o destino dado, bem como, abordar os problemas causados pelo manejo inadequado do mesmo.

A Educação Ambiental é um mecanismo indispensável para pensar a superação da atual problemática socioambiental e a formação crítica de educadores ambientais é um dos instrumentos necessários para compor a intervenção pedagógica sobre tal realidade.

A ecopedagogia toma atualmente vertentes de movimentos pedagógico, social e político, parte de princípios norteadores do desenvolvimento econômico, do respeito ao meio ambiente e de um estado igualitário social.

O presente estudo resultou da necessidade de investigação da gestão e conscientização ambiental dentro de um meio de hospedagem (Hotel Muiraquitã) no município de Belém capital do Estado do Pará, já que as discussões a cerca de práticas sustentáveis dentro da atividade turística e principalmente dentro dos meios de hospedagem incorporam debates e preocupações no mundo inteiro

O presente trabalho busca avaliar as percepções individuais da população sobre as importantes relações entre o uso de energia fóssil e suas contribuições para acelerar processos de mudanças climáticas.

Este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da Ed. Ambiental no contexto escolar como instrumento de formação socioambiental.

O trabalho em campo se constitui em estratégia importante quando articulada aos aspectos teóricos no ensino de Botânica, tornando possível a aprendizagem significativa em decorrência do maior conhecimento das espécies nativas locais e contribuindo para a Educação Ambiental.

O objetivo do presente trabalho é caracterizar o ambiente natural e a consciência ambiental dos freqüentadores do balneário conhecido popularmente de “regaço ecológico” localizado na comunidade do Macurany, Parintins, AM (...)

Esse artigo tem como objetivo analisar os limites e as possibilidades da atuação sociopolítica de projetos com cunho social em um contexto de pobreza e manifestação de diversas formas de exclusão social, a partir de um estudo de caso realizado em uma comunidade localizada no município de Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul (RS).

Visão de como o assunto consumo responsável é tratado no âmbito da educação dos jovens do ensino médio em escolas públicas e o que pode ser aplicado na cadeia produtiva pela experiência.

O presente estudo analisa uma atividade de educação ambiental voltada para a estimulação da prática cidadã, como parte do projeto Observatório da Educação (Edital 2010 - tratando-se de uma parceria entre a CAPES, INEP e programas de pós-graduação).

Este artigo analisa a temática ambiental dentro da agenda política internacional. O meio ambiente com a biopirataria, e o desmatamento entre outras problemáticas ambientais e o comercio internacional como via de cambio mundial.

A Educação Ambiental (EA) no âmbito formal (escola) vem sendo desenvolvida sem que a mesma se torne uma disciplina curricular e ao mesmo tempo não desvirtue seu papel como geradora de consciência do futuro cidadão.

A Educação Ambiental, por ser um processo contínuo e permanente, proporciona melhorias na qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. Esta análise torna-se importante pois a natureza tem sofrido uma agressão violenta e acelerada nas últimas décadas, sendo necessário todos se envolverem, se conscientizarem e se comprometerem com as questões do meio ambiente.

Este artigo demonstra a busca pela maturidade de uma empresa com relação às questões ambientais, frente a aplicação de práticas sustentáveis que vão além da preocupação somente com os requisitos das normas e com as renovações de licenças ambientais.

A indústria de petróleo vem gerando uma grande quantidade de resíduos, os quais são extremamente poluentes para o meio ambiente por serem tóxicos. Dentre esses resíduos se encontra a borra oleosa de petróleo que é constituída de uma mistura de óleos, areia, pedra e água.

Na década de 1960, a humanidade começou a se preocupar com a natureza e considerar questões sociais, políticas, ecológicas e econômicas com o uso racional dos recursos.

Em função do agravamento dos problemas relacionados ao meio ambiente, a educação ambiental pode ser considerada um instrumento essencial para a construção e consolidação de um paradigma sustentável.

O consumismo exagerado despertou a sociedade, no ponto de vista que a natureza possui recursos limitados e que é necessária uma medida sustentável para mediar à situação e melhorar as condições de vida. Este trabalho teve como objetivo implantar a coleta do óleo usado no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), com a participação de do Ensino Médio.

Os zoológicos há séculos são alvo de curiosidade do público diverso no mundo inteiro, quais são portadores de grande potencial a ser explorado, principalmente na educação. Os zoológicos são espaços que possibilitam o contato próximo com animais silvestres o que desperta a curiosidade e induz o aprendizado não formal.

O Comitê de Bacia Hidrográfica, criado pela Política Estadual de Recursos Hídricos e pela Política Nacional, é o principal instrumento de gestão e gerenciamento dos recursos hídricos, onde os representantes dos segmentos da sociedade se encontram para discutir problemas decorrentes dos diversos usos dos recursos hídricos.

O acelerado ritmo da produção e o consumo humano exige cada vez mais a utilização dos recursos naturais, aumentando a geração e acúmulo de resíduos comprometendo a qualidade do meio ambiente, assim o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados pela sociedade moderna é uma necessidade incontestável.


Embora o conhecimento sobre a biodiversidade do planeta ainda esteja muito fragmentado, estima-se que já tenham sido descritos aproximadamente 1,75 milhão de espécies diferentes de seres vivos – incluindo micro-organismos, plantas e animais. O número pode impressionar os mais desavisados, mas representa, nas hipóteses mais otimistas, apenas 30% das formas de vida existentes na Terra.

Carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais… O ser humano necessita de todos os nutrientes para o bom funcionamento das ações. Mas, nem sempre é possível consumi-los diariamente, sobretudo pela falta de tempo para uma alimentação saudável.

O programa prevê benefícios ficais para quem atingir as exigências estipuladas pelo governo para os veículos elétricos e híbridos.

(...) muitos consumidores nos Estados Unidos, Europa e Brasil, regiões em que os organismos geneticamente modificados (OGMs) em questão de poucos anos avançaram em velocidade surpreendente dos laboratórios aos supermercados, passando por milhões de hectares de áreas cultiváveis, continuam desconfiados da ideia do homem cumprindo um papel supostamente reservado à natureza ou à evolução – e guardam na memória os efeitos nocivos, descobertos tarde demais, de “maravilhas” tecnológicas como o DDT e a talidomida.

Chegar bem cedo à praia, deitar na areia e tomar sol até a pele ficar bronzeada é costume de muitos brasileiros. Apesar dos alertas dos dermatologistas de que o excesso de exposição à radiação ultravioleta (UV) causa câncer de pele, o fato é que, para muitos pesquisadores, a sua quase ou total anulação também pode acarretar riscos (...)


Somos movidos por desejos, por sonhos, por ideais, e pela busca de realização plena, almejando uma felicidade permanente. Pelo menos é assim que fomos e somos educados: para sermos criativos, competitivos, e acima de tudo, produtivos, garantindo assim um espaço privilegiado neste sistema de classes sociais, e na carona alcançamos a felicidade em sua plenitude (...)

14/03/2013 CONSUMISMO
O consumismo é o nome de um comportamento totalmente incorporado e praticado em nossa sociedade contemporânea. Diz respeito ao consumo excessivo, ao comprar por comprar, como o exercido por pessoas que vão “fazer compras” como uma forma de prazer, relaxamento, escape. O contra-ponto a esta idéia seria o “consumo consciente” que prega que consumamos APENAS o que viermos a utilizar de fato e que prestemos atenção à procedência daquele produto, para que ao comprar, não estejamos financiando trabalho infantil, trabalho semi-escravo (ou escravo), prejuízos ao meio ambiente, etc (...)

A Terra, alguns a sentem como um imenso ser vivo que viaja pelo universo, e como ela comporta inúmeras espécies vivas, pode ser considerada como uma nau, ou uma nave, que oferece a mais maravilhosa de todas as viagens: a VIDA (...)

Não se trata de um frisson na banheira ou de uma sorrateira enchente que te pega de surpresa numa rua qualquer (...)


Poema de Liti Belinha

Sensibilizando, conscientizando e aprendendo pelo exemplo, é o que mostra esta homenagem às ONGs Ambientalistas.


Sugestão de atividade para ser realizada com grupo de professores - podendo ser adaptada para alunos - que visa promover uma reflexão sobre interdisciplinaridade a partir dos elementos da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário