domingo, 19 de janeiro de 2014

Horta de escola em Ponta Porã (Paraná) produz berinjela de 1,2 kg

Imagem:Assessoria/MA
Nesta semana, uma parte da produção da horta da Escola Jardim Ivone foi doada ao Asilo Cristão de Ponta Porã “Recanto dos Idosos”. Segundo o coordenador do projeto de hortas municipais, professor Eronides Vital de Barros, os produtos foram colhidos e entregues ainda ‘fresquinhos’ à instituição. O que chamou a atenção é que uma das berinjelas pesou mais de 1kg.

O trabalho faz parte do programa “Mais Educação” do Ministério da Educação, que visa aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas. As aulas foram agrupadas em macrocampos, como meio ambiente, promoção da saúde, educação econômica, e entre outros.

Segundo o professor Eronides, o objetivo é despertar nas crianças o gosto pela terra, aprendendo como são cultivados os alimentos, a importância da preservação do meio ambiente e também na questão da saúde, mostrando o quanto é importante uma alimentação saudável para uma vida melhor.

“Por isso não usamos produtos químicos, sendo que nossa produção é orgânica e para combater eventuais pragas que podem surgir nas plantas utilizamos apenas produto natural, como água de fumo e de cebola”, destaca.

Foi feita a entrega de vários produtos ao Recanto dos Idosos, como berinjela, pimentão, cebolinha e salsinha. “Uma das berinjelas que colhemos na Escola do Jardim Ivone pesou mais de 1,2 kg, isso demonstra a qualidade que podemos conseguir com plantações orgânicas”, disse.

O professor informou que o prefeito Ludimar Novais já anunciou que vai fazer investimentos para melhorar a educação. “Tenho certeza que ele vai investir para que possamos ampliar nosso projeto, levando hortas e educação ambiental para outras escolas públicas do município”, afirma.

Ele destaca que em cada canteiro é instalada uma placa com informações nutricionais de cada hortaliça. Na Escola do Jardim Ivone o professor fez irrigação dos canteiros utilizando garrafas pet, o espaço da horta é de 800 metros quadrados.

No local também foi perfurado um poço semi-artesiano. Já na horta da Escola Dora Landolfi, no distrito de Sanga Puitã, o espaço é maior, 1.800 metros quadrados, mas o local ainda precisa de investimentos.

O diretor-administrativo do Asilo Cristão de Ponta Porã, Galileu Monteiro Maia, agradeceu a iniciativa do prefeito Ludimar Novais de autorizar a doação de hortaliças para entidades sem fins lucrativos.

Mariana Anunciação com assessoria/midiamax/RMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário