quarta-feira, 26 de março de 2014

"Fechando o zíper" e abrindo os olhos

Postado por Idec - Carla Adriano Martins* - Sexta-feira, 21 de Março de 2014 

Fonte: http://www.idec.org.br/em-acao/revista/custa-quanto/materia/fechando-o-ziper-e-abrindo-os-olhos 

Desvendar os rótulos de alimentos industrializados é a missão do site independente intitulado Fechando o Zíper. Criado em meados de 2012 por duas nutricionistas e um empreendedor digital, a página vem ganhando espaço e atraindo muitos seguidores.

Dirigido ao público em geral e com linguagem informal, o site dialoga com o leitor, explicando de forma clara e fácil as muitas informações encontradas nos rótulos dos alimentos. A dinâmica é simples: o consumidor tem uma dúvida e envia a foto do produto; a equipe "desvenda" esse rótulo.

No site, os produtos são apresentados por áreas (bebidas, carnes, condimentos, cereais, doces e laticínios, entre outros). Além da análise do cumprimento da legislação brasileira de rotulagem, os textos também "traduzem" ao consumidor a qualidade nutricional dos produtos por meio da atribuição de notas que variam de A+ a F (da "mais saudável" a "menos saudável", respectivamente), apresentadas em sistema de cores (verde – "mais saudável"; a vermelho – "menos saudável").

Apesar de não deixar totalmente clara a forma de atribuição de notas aos produtos, as informações são sérias e esclarecedoras. Em suma, o site parece estar cumprindo sua proposta de "mostrar o que nem sempre a indústria de alimentos quer que você saiba".

Com isso, o Fechando o Zíper torna-se um espaço interessante por incentivar os consumidores a prestarem mais atenção à sua alimentação, a consumirem alimentos mais naturais e a observarem e entenderem melhor o que está sendo comercializado.

O sucesso do site explicita que, apesar de obrigatória no Brasil, a rotulagem de alimentos ainda não está atingindo de forma eficiente os maiores interessados: os consumidores. Iniciativas como essa servem de alerta para a urgência de se repensar a legislação brasileira de rotulagem de alimentos, para que ela possa, enfim, cumprir o seu papel: garantir ao consumidor o direito à informação clara e de qualidade sobre os produtos que consome.

*Carla Martins é nutricionista, doutoranda de Nutrição em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), membro do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP) e do Núcleo de Pesquisas de Nutrição em Produção de Refeições (Nupre) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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