quarta-feira, 26 de março de 2014

Projeto une agricultores familiares indígenas e não-indígenas para recuperar áreas degradadas através de Sistemas Agroflorestais

Associação Indígena APINUT é proponente do Interagir, que aposta na parceria como forma de recuperar a integridade dos ecossistemas

Aliar a sabedoria tradicional indígena com o conhecimento de agricultores familiares foi a solução encontrada para recuperar o solo degradado na região de Santa Terezinha, noroeste de Mato Grosso. Trata-se do Projeto Interagir, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, que tem mudado a forma de produzir e olhar para a terra em uma área marcada por um histórico de conflitos e invasões.

Desde que iniciou suas atividades, no segundo semestre de 2013, o Interagir já implementou os Sistemas Agroflorestais – SAFs em 20 hectares dos 90 previstos nas Terras Indígenas Tapirapé/Karajá e do Projeto de Assentamento Presidente, o assentamento de reforma agrária mais antigo do município.

Os SAFs são uma alternativa de produção agrícola sustentável que consorcia florestas com a produção de alimentos. Entre as suas principais vantagens estão a melhora na qualidade de adubação da terra, o menor custo para manutenção, a não utilização de agrotóxicos e a possibilidade de cultivo de várias espécies em um mesmo espaço.

A realização do Interagir só foi possível devido à iniciativa dos indígenas da aldeia Mãjtyri, através da Associação O Povo Indígena da Nação Unida Tapirapé (APINUT), que luta pela afirmação e dignidade socioambiental das comunidades da bacia hidrográfica Araguaia – Tocantins. Entretanto, o trabalho desenvolvido não beneficia apenas os nativos. “O protagonismo dos indígenas possibilitou uma quebra de preconceitos, por meio da união inédita de culturas distintas”, afirma Flávia Andrade, coordenadora do projeto.

O “Interagir” surgiu da necessidade de reverter um processo histórico de ocupação sem nenhum tipo de planejamento em Santa Terezinha.O manejo inadequado causou a destruição dos recursos naturais, principalmente das florestas, que, com o decorrer do tempo, foram fragmentadas e deram lugar às pastagens, culturas agrícolas e cidades.

Ações do Projeto

O Interagir já levou agricultores familiares e indígenas para conhecerem os sistemas agroflorestais estabelecidos no entorno do Distrito Federal, bem como ofereceu uma oficina lúdico-participativa com temáticas ambientais para alunos e professores das escolas do assentamento e da Aldeia Mãjtyri.

Até julho de 2015, o projeto revitalizará 45 hectares de mata ciliar e reconverterá 180 hectares de área degradada em área produtiva. Para acompanhar as novidades do Interagir, basta acessar o site www.projetointeragir.org e as redes sociais: https://www.facebook.com/pages/Projeto-Interagir e https://twitter.com/PInteragir

EcoDebate, 26/03/2014

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário