sexta-feira, 11 de abril de 2014

Calêndula atuando no processo de cicatrização de feridas em animais

Nome científico: Calendula officinalis L,


A calêndula é utilizada em todo o mundo na medicina tradicional desde a Idade Média. É uma das plantas mais versáteis e populares, sendo cultivada como planta ornamental e medicinal. Medicamentos à base de plantas são usados para os mais diferentes fins, como, por exemplo, calmante, cicatrizante, expectorante e imunoestimulante. 

A calêndula atua como antiespasmódica, anti-inflamatória, antisséptica e cicatrizante, dentre outras atuações também comprovadas cientificamente. 

As ações antimicrobiana, cicatrizante e anti-inflamatória da calêndula é relatada na literatura científica, inclusive com relatos de experiências com o seu uso clínico. Tinturas, unguentos e decocções são as técnicas de mais fácil utilização em tratamentos de queimaduras, no pós-operatório e na cicatrização de feridas em animais.

A cicatrização de feridas pode ser compreendida como uma sequência regulada de eventos celulares e bioquímicos, organizada para recuperar a integridade do tecido após uma injúria. Muitos fatores podem influenciar a progressão do processo cicatricial.

A fitoterapia por meio de plantas medicinais tem mostrado resultados satisfatórios em tratamentos veterinários. Seu uso deve ser realizado de maneira orientada por um médico veterinário, de modo que o uso inadequado não ocasione problemas a saúde, os quais vão desde a ineficácia às reações adversas.

A foto apresenta um paciente da espécie canina sem raça definida. É uma fêmea com lesão em membro torácico devido a trauma crônico. O tratamento de escolha foi com plantas medicinais. Após a limpeza do ferimento com soro fisiológico, utilizou-se a pomada de calêndula. 

A cicatrização se deu por volta de três semanas.

Contato

Dra. Claudia R. Vieira Rocha
Professora de Imunologia, Patologia, Terapias Complementares veterinária
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa Veterinária, Fisioterapia Veterinária e Geriatria Veterinária
email: pelos.penas@uol.com.br / clauvet.wrocha@hotmail.com.br


Ver as fotos

Outras fotos

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário